Saiba tudo sobre o Trilhas do Conhecimento e muito mais!
As trilhas do conhecimento são essenciais para desenvolver aprendizados no mercado empreendedor.
A capacidade de adquirir novos conhecimentos a todo momento é sem dúvidas uma das habilidades mais valiosas dos seres humanos. No caso dos empresários então, estar aberto à novos conhecimentos bem como as inúmeras novidades que surgem diariamente no mercado empreendedor é fundamental. Foi para ajudar a manter empreendedores e empresários de todo o Brasil sempre atualizados às tendências do mercado que surgiram as Trilhas do Conhecimento do Sebrae/PR. As Trilhas do Conhecimento são uma ferramenta que disponibiliza conteúdos sobre os programas mais relevantes e atuais do mercado para capacitar empreendedores. Em formatos de vídeos curtos, textos, e e-books a ideia é disponibilizar a você conteúdos de qualidade, preparados pelos principais especialistas em cada área, que propiciam o rápido aprendizado para que tudo possa ser aplicado imediatamente no seu negócio. Afinal de nada adianta ter contato com o conhecimento e somente entender a teoria sobre algum novo assunto se ele não te proporcionar o poder de aplicabilidade imediata e consequentemente maior poder de competição no mercado. Por isso, ao longo dos conteúdos das Trilhas do conhecimento você é convidado a arregaçar as mangas para aprender realmente na prática. O melhor de tudo é que as Trilhas do Conhecimento do Sebrae são gratuitas e podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar, assim quando surgirem novas dúvidas e problemas no seu dia a dia. Os programas disponibilizados periodicamente na plataforma das Trilhas estão entre os mais buscados na internet por empreendedores de todo o país, e aqui você encontra tudo em um só lugar, o que facilita e agiliza o conhecimento e o seu processo de aprendizado. Conheça mais sobre alguns dos programas disponibilizados pelas Trilhas do Conhecimento:
Tudo Sobre MEI
Nesta trilha você vai conhecer tudo sobre o universo do Microempreendedor Individual. Aqui você vai descobrir quais são os requisitos para se enquadrar nesta categoria, quais os principais tributos, obrigações e benefícios de um MEI e também vai receber um passo a passo de como formalizar o seu negócio como MEI de maneira prática, rápida e eficiente.
Gestão em finanças
Muitos empresários se batem na hora de organizar a gestão financeira do seu negócio. Mas seguindo o passo a passo desta trilha do conhecimento e com um pouquinho de dedicação você conseguirá organizar todos os recursos financeiros do seu negócio e ainda manter um planejamento regular. Conhecer de perto todo o fluxo financeiro da sua empresa é essencial para se manter no mercado e até mesmo para tomar as decisões de ampliação, compras de maquinário ou até cortes de gastos no momento certo.
Marketing
Desenvolver conhecimentos e habilidades em marketing é fundamental para alavancar as estratégias de vendas da sua empresa. Marketing é a arte de oferecer o produto certo, para a pessoa certa e na hora certa. Ao longo desta trilha você vai entrar em contato com as principais estratégias utilizadas pelos maiores empresários do Brasil.
Gestão em Vendas
Vender é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor e empresário. Conheça mais sobre o Funil de Vendas, prospecção, indicadores de vendas, como capacitar equipes e muito mais nessa trilha do conhecimento.
Liderança
Nessa trilha do Conhecimento, são abordados aspectos e dicas fundamentais para um líder de sucesso. Esse conteúdo é em vídeo, ministrado pelo psicólogo Paulo Vieira.
Empreendedorismo e Negócios
Essa trilha ensinará a você como fazer o seu modelo de negócios na aula Como Fazer um Canvas. Você aprenderá a ter insights e ideias de empreendedorismo usando a ferramenta Sebrae Canvas. Link: www.sebraecanvas.com
SoftSkills para Empreendedores
Saiba como desenvolver habilidades essenciais para empreendedores e empresários como empatia, autoconhecimento, liderança, propósito ente outros. Não deixe de se inscrever, nessa trilha do conhecimento.
Estas são apenas algumas das possibilidades de programa que você vai encontrar nas Trilhas do Conhecimento. Para participar e se aprofundar em cada um deles, basta se inscrever! Venha se tornar um empresário mais preparado para o seu mercado de atuação!
Conheça as Trilhas Sebrae e encontre o seu “eu” empreendedor.
Quando o assunto é abrir um negócio, o empreendedor precisa – acima da tudo – de coragem. Tirar a ideia do papel, investir, pesquisar o mercado e manter uma empresa são fatores tão apavorantes pra algumas pessoas, que não é difícil encontrar quem tenha ótimas ideias, mas que desista diante do primeiro desafio. Mas as Trilhas Sebrae podem te ajudar a lidar com tudo isso. De fato, ser empresário é matar um leão por dia. Mas esse processo não precisa, necessariamente ser complicado. Pensando em ajudar o empreendedor a perder o medo e começar de uma vez seu negócio, o Sebrae desenvolveu as Trilhas Sebrae. Nelas, você aprende, entre outras coisas, um passo a passo em todos os setores para te ajudar a estar melhor preparado a enfrentar os desafios do mercado. Interessou? Para conhecer todos os programas e passos das Trilhas Sebrae, acesse o link https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br e descubra que o caminho para chegar lá é muito mais simples do que você pensa!
Como montar o meu negócio. Eis a questão.
Empreender ou não empreender? Eis a questão. Como montar meu negócio? Se você “namora” uma ideia, mas tem medo de tirá-la do papel, a primeira dica que te damos é: conheça a si mesmo! Saiba suas limitações e potenciais, levando em conta sempre sua força de vontade em abrir um negócio e encarar a realidade do mercado. Para manter os pés no chão, o aspirante a empreendedor deve analisar o mercado no qual pretende atuar, além de seus direitos e deveres ao invés de ficar apenas no mundo da dúvida de “Como montar o meu negócio”. Além disso, o primeiro passo para você montar um negócio deve considerar algumas medidas importantes. Confira:
Pés no chão
Quando você pensa em como montar o seu negócio, pode ser que você se empolgue um pouco, esquecendo que – no começo – o retorno financeiro pode demorar um pouquinho a vir. Na hora de começar um novo empreendimento, sua cabeça pode até estar nas nuvens com tamanho fluxo de ideias, mas lembre-se: os pés devem estar no chão.
Atenção aos riscos
Ao analisar todos os passos para montar o seu negócio, antes de dar efetivamente o primeiro passo na abertura de seu negócio, é importante que você também esteja atento a possíveis riscos. Por isso um bom planejamento inicial pode ajudar muito. Mesmo assim, imprevistos do dia-a-dia acontecem, então é bom estar preparado!
Comunique-se
Na sobrevivência de um negócio, comunicação e alinhamento, tanto com a equipe quanto com fornecedores e clientes são primordiais. Saiba ouvir e falar na hora certa, garantindo uma comunicação limpa e clara em todos os processos do negócio. Você sabe se comunicar? Isso é extremamente importante na hora de montar o seu negócio.
Pense no investimento
Para montar o seu próprio negócio, existe um custo. Tendo isso em vista, as vendas de uma empresa devem ser suficientes para cobrir as despesas e garantir lucro. Por isso, é muito importante adotar uma boa política de precificação, considerando o investimento aplicado na abertura do negócio e o custo mensal para sua manutenção.
Pense na margem de lucro
Nem somente de investimentos vive um negócio. É preciso pensar também na margem de lucro da empresa, já que é a partir desta que se pode determinar o faturamento e garantir o funcionamento saudável do seu negócio. O valor de um produto ou serviço vai além do preço determinado pelo fornecedor, uma vez que, sobre ele, incidem impostos e manutenção, por exemplo. Por isso, é importante considerar esses fatores na hora de precificar.
Não ignore o mercado
Depois investir e considerar as despesas da empresa, incluindo aquisição de produtos, é preciso observar com atenção o mercado, para ter certeza de praticar preços competitivos, sob risco de perder clientes para a concorrência.
Toda empresa que quer ter sucesso precisa de um modelo de negócio. E esse modelo nada mais é do que ajustar coisas ques estão erradas no seu empreendimento e organizar as demandas para que elas sigam acontecendo de forma correta. Em um modelo de negóciotudo que é preciso é planejamento e organização. O modelo de negócioé aquilo que dá forma ao que sua empresa será no mercado. A partir dele, todo o seu negócio será documentado, já que por meio dessa organização será possível entender os principais aspectos da sua empresa e garantir que todos serão executados da melhor forma. O modelo de negóciojá precisa estar alinhado no início de uma ideia, pois no desenvolvimento desse pensamento, se for preciso, haverá uma gama de possibilidades de mudanças para se chegar a uma solução mais prática e viável. Ou seja, modelando uma ideia do princípio há mais chances de se chegar ao sucesso. Quanto mais assertiva for a ideia, muito melhor. Até porque, dependendo do que foi pensado e planejado, a ideia pode ser até um motivo de falência da sua empresa. Então, para que você seja mais assertivo, é preciso de um modelo de negóciono seu empreendimento para que tudo siga conforme um planejamento e de acordo com a visão e os valores da empresa. Para iniciar o modelo de negóciodo seu empreendimento é preciso priorizar os problemas mais graves e solucioná-los o quanto antes para a sua empresa não correr risco. Portanto, seja assertivo e não se deixe levar pelo o que você acha que é melhor para o seu empreendimento. Ajuste as demandas de acordo com o problema de maior gravidade. É importante seguir esse raciocínio para colocar a empresa nos trilhos. Quando tiver uma ideia, pense bem sobre ela. Converse com a sua equipe e pessoas próximas para saber se elas estão na sua sintonia e concordam com o pensamento. Só invista na ideia se ela realmente tiver chances de dar certo. Em um modelo de negócio, você pode viabilizar tudo isso. Então, trabalhe uma comunicação precisa e assertiva na sua empresa que a tendência é que você tenha bons feedbacks se saber o que os seus clientes gostam e o que odeiam. Assim, há mais chances de chegar a perfeição e crescer ainda mais. Não se apegue às ideias que não geram soluções. Não adianta você oferecer milhares de opções, se elas não podem solucionar o problema de nenhum jeito. Se você perceber que a sua ideia inicial não vai dar certo, parta para o plano B. E opte sempre pelo o que é mais simples. Basta a ideia ser útil que ela funciona. Então foque seus esforços em uma coisa só. Ideias a mais podem confundir as pessoas e também atrapalhar o processo que modelo de negócio gera. Tenha foco e determinação para que as soluções sejam ainda mais rápidas, que você terá um resultado muito positivo.
A tecnologia está a nosso favor em todos os momentos, principalmente quando é necessário repaginar uma marca melhorando conceitos de design de uma imagem ou até mesmo um planejamento de modelo de negócio. Para micro e pequenos empreendedores que querem investir nisso com baixo custo e ao mesmo tempo muita sofisticação, o Sebrae recomenda o Business Model Canvas, que é uma ferramenta tecnológica muito utilizada por startups, que de forma prática consegue gerar bons resultados para a organização e imagem da sua empresa. Se você não sabe como mexer no Canvas, nesse texto você vai aprender a dar os primeiros passos na ferramenta. Os primeiros passos a serem dados, por alguém que deseja empreender, é ter uma ideia inusitada no mercado e criar um modelo de negócio eficaz para a sua empresa. Não basta ter uma ideia brilhante, se você não tem um planejamento, e por isso é preciso que o empreendedor alinhe os objetivos para que o produto ou o serviço sejam entregues e feitos de forma correta para o cliente. A ideia e o planejamento andam lado a lado para funcionar bem, portanto para que o negócio dê certo é preciso que elas estejam alinhadas. Porém, essa organização, por mais prática que seja, não é tão simples. Mas, aprender o básico sobre como mexer no Canvas é uma solução para você conseguir dar uma repaginada geral na sua empresa de uma forma mais prática. O Canvas é uma ferramenta que tem o intuito de auxiliar empresários a definirem o modelo de negócio de uma forma simples e bem visual. E saber como mexer no Canvas é a parte mais fácil, já que é este tem um sistema bem intuitivo. A metodologia está numa tela (chamada Canvas) que contém nove elementos principais de um modelo de negócio: segmentos de clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos. Listando todos esses recursos, o empreendedor já consegue começar a organização da empresa. Para você ter uma ideia, saber como mexer no Canvas é tão prático que a ferramenta, além de listar 9 tópicos principais de um modelo de negócio, também ajuda o empreendedor a identificar os quatro aspectos fundamentais do modelo da empresa, sendo eles: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. O objetivo principal é traçar uma visão mais macro do modelo de negócio, para assim o empresário conseguir criar a identificação de hipóteses desse modelo. Seguindo esse passo a passo, o empresário vai perceber como mexer no Canvas acaba sendo um ponto muito positivo para a organização da empresa. E agora que essa introdução deu um norte de como colocar as ideias em prática de uma forma organizada, cada empreendedor poderá sentir a diferença de como é uma empresa sem um modelo de negócio e como é uma com um modelo bem organizado. É uma dica simples de colocar em prática que vai gerar muitos resultados para o seu negócio. Quer saber mais sobre como mexer no Canvas ? Faça o curso do Sebrae: Trilhas do Conhecimento: Como Fazer um Canvas - Para um modelo de negócios de uma empresa, recomendamos o uso de um Business Model Canvas.
Gestão de vendas é importante para todo o tipo de empresa. Aprenda como fazer!
Uma empresa só vai ter sucesso se tiver uma gestão de vendas bem feita. E essa gestão deve acontecer do início do acordo comercial até a venda final do produto ou serviço da empresa. A gestão engloba todos os detalhes e se engana quem pensa que simplesmente bater a meta do dia é o suficiente para atingir boas vendas. Por mais que pareça simples, vender bem vai muito além do que conseguir um valor alto em uma só venda. E gerir tudo isso, vai muito além do que controlar o que entra e o que sai da loja. Hoje, o vendedor é responsável não apenas pelo seu próprio desempenho na empresa, mas também pelo crescimento dela como um todo. O profissional de vendas precisa ter espírito de liderança, força de vontade, persistência, precisa estar atualizado, se aperfeiçoar nos estudos e ter um perfil empreendedor. Para as vendas acontecerem, é preciso de uma equipe alinhada e disciplinada. Portanto, é importante que o empresário entenda que a gestão de vendas já acontece ali, na escolha dos funcionários. Não basta vender apenas o produto, o vendedor tem que vender uma experiência. Sem a clientela, a empresa não sobrevive, e por conta disso é necessário ter todos os cuidados no momento da venda porque o patrimônio da empresa só pode ser construído se houver apoio dos consumidores. Em uma gestão de vendas, é preciso impor limites no comportamento de quem está em contato com os clientes, até porque existe uma linha tênue entre uma boa venda e um desastre. E isso pode estar justamente no discurso do vendedor, que se insistir um pouco além da conta, por exemplo, pode perder de vez o cliente fiel da empresa. Independente da ocasião, o vendedor precisa ter cautela sempre para manter a boa vizinhança com a clientela. E é na gestão de vendas que esse treinamento tem que ser feito. Supervisione seu funcionário, dê dicas de como abordar um consumidor, se possível ofereça cursos para aperfeiçoamento. Tudo isso faz a diferença no negócio. Depois de alinhar comportamento e discurso dos funcionários, para uma gestão de vendas funcionar, é preciso focar nos clientes que realmente te dão retorno melhora muito o desempenho da empresa, e para isso acontecer é preciso segmentar essa clientela. Numa gestão de vendas é importante o networking e a atualização no mundo dos negócios. Para vender mais não basta abordar mais clientes, é importante criar um relacionamento com eles. Portanto, conviver com clientes, ter trocas com eles e demais empresários faz muito bem para a gestão da empresa. Além disso, numa gestão de vendas é preciso estudar, se atualizar nas mudanças do mercado, aperfeiçoar conhecimento e se atentar aos gostos dos consumidores. Vender bem vai além de saber as técnicas e conseguir o lucro, vender bem está ligado a um vendedor melhor, que busca evolução em conhecimento e enxerga as melhores oportunidades de vendas.
Como vender? Pela sua experiência, você deve saber a resposta pra essa pergunta né? Mas, o que a princípio parece simples, quando aplicado com estratégia, pode ser realizado com mais qualidade e trazer resultados mais satisfatórios tanto pra você, quanto para seu cliente. Interagir com o consumidor no momento da compra, compreender o que ele realmente precisa, cativá-lo e surpreendê-lo demanda conhecimento não apenas do que você vende, mas também das estratégias de venda e - acima de tudo - compreensão do comportamento humano no ato do consumo. Por isso, antes de perguntar-se “como vender?”, você deve se perguntar “pra quem estou vendendo?”.
Relação cliente-empresa: um longo trajeto Já se foi o tempo em que o sucesso de uma relação comercial se resumia ao momento da compra de um produto. Com tantas ferramentas e plataformas disponíveis na palma das nossas mãos, conhecer novos produtos e fazer contato com empresas que não conhecíamos se tornou mais fácil e mais rápido. Em ritmo proporcional, comprar também ficou bem mais simples. Por isso, garantir que cada etapa da relação do cliente com sua empresa será bem sucedida é fundamental para garantir a venda ou “as vendas”, já que cliente satisfeito, volta e indica pros amigos. Tudo começa nos primeiros contatos. Antes de conhecer, de fato, seu produto ou serviço, o consumidor precisa ser bem orientado a respeito do seu negócio. Nesse contexto, a venda ainda é a apenas um vislumbre. E assim deve ser! Lembre-se: o cliente ainda não conhece seu trabalho e não sabe se, de fato, comprará o que você oferece. Esse é o momento no qual o empresário deve ajudar seu potencial cliente, esclarecendo dúvidas e mostrando que seu negócio pode, sim, resolver a necessidade dele. Essa é apenas a primeira de 3 importantes etapas, que terminam no ato da compra. Essenciais para garantir a venda, as etapas seguintes deste “caminho” não devem ser ignoradas. Por isso não basta saber como vender, mas saber conversar com a necessidade do seu cliente. Pra você que tem se perguntado: “Como vender?” as Trilhas do Conhecimento SEBRAE, contam com o material necessário para tirar dúvidas e te ajudar a alcançar seus objetivos. Para conhecer as estratégias de venda certas para o seu negócio e saber os passos que transformarão a relação da sua empresa com o cliente, inscreva-se em nossos cursos!
Dúvidas em como vender mais?
Quando falamos sobre estratégias de venda, uma das perguntas mais recorrentes entre os empreendedores é: “Como vender mais?”. Considerada quase como o “coração” de qualquer negócio, a área de vendas deve ser estruturada de forma inteligente pelo empreendedor. Por isso, é fundamental que o responsável por esta empreitada dedique seu tempo no processo que envolve o ato de vender. Você conhece esse processo? Não? Então vamos lá! Uma venda pode acontecer de duas maneiras: a primeira, e mais corriqueira, é a “venda de alto impacto”. Nesta modalidade bem conhecida, o vendedor exerce o papel insistente de argumentar e convencer o cliente de que ele “não pode perder essa oferta”. Aqui o que vale não é entender a necessidade de quem compra. Mas atingir tão somente um resultado: vender, vender, vender. Já a segunda modalidade é chamada de “venda consultiva”, na qual o que vale é o entendimento da necessidade do cliente e a viabilização de soluções para seus problemas. Assim, ao vender SOLUÇÕES e não somente PRODUTOS, o empreendedor cria vínculo com o cliente e consegue vender mais. Afinal, é como já dissemos: cliente satisfeito não só volta, mas indica pros amigos! Para esclarecer esse processo, separamos algumas etapas que podem te ajudar a entender melhor como tudo funciona:
Saiba qual é o seu mercado Seu atendimento pode ser feito com base numa segmentação geográfica (bairro, cidade, região, estado ou país) ou psicográfica, por exemplo. Que é quando você direciona seus produtos ou serviços levando em conta os hábitos do seu público. Ex: pessoas que preferem comprar pela internet, pessoas que consomem tecnologia, etc.
Defina seus canais de vendas Venda direta, catálogo, Internet, distribuidores... qual canal se adequa mais ao seu negócio? Definir os meios pelos quais o processo de vendas será feito pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Nessa hora vale repensar a integração entre os departamentos de marketing e comunicação do seu negócio, já que eles é que serão responsáveis pelo conteúdo dos seus canais de vendas.
Escolha bem e valorize sua equipe de vendas Uma boa equipe de vendas agrega Conhecimento (saber), Habilidade (saber fazer), Atitude (agir) e Entregas (expectativa). Lembrando que, além da remuneração, ajudas de custo e premiações mostram valorização e fidelizam seu time!
Anote os resultados Seja amigo das planilhas e relatórios comerciais. Controlar cada etapa da fase de vendas é essencial para atingir resultados satisfatórios.
Essas são apenas algumas das dicas que podem fazer toda a diferença no seu volume de vendas e, se você tem interesse vender mais, mas não sabe muito bem por onde começar, as Trilhas do Conhecimento Sebrae contam com o material necessário para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a chegar lá.
Você sabia que cerca de 90% dos empreendedores brasileiros não fazem boa gestão financeira de suas empresas? Os dados foram levantados recentemente pelo IBGE e mostram também que boa parte das empresas mal geridas financeiramente não sobrevivem ao quinto ano de funcionamento. Se você começou agora ou já é empreendedor veterano, certamente já se deu conta da importância de organizar as finanças do seu negócio e percebeu que, infelizmente não basta ser forte operacionalmente sem regular o caixa. “Mas não tenho vocação pra contador!”, você pode estar pensando. Calma! Ter o controle financeiro da sua empresa pode ser mais fácil do que você imagina. Basta força de vontade e um pouquinho de organização. E, pra te ajudar a saber por onde começar, as Trilhas do Conhecimento Sebrae têm o conteúdo necessário. De negócios, a gente entende. E sabemos que com as orientações certas à boa gestão financeira, sua empresa pode chegar lá. Confira algumas delas:
Separe!
Talvez essa seja a regra principal para o começo da nossa conversa. Não é difícil encontrar empreendedores que se perdem com as contas e acabam misturando as despesas pessoais com as do negócio. Cuidado! Além de arriscado, essa mistura de boletos pode fazer com que você perca o controle das receitas do seu negócio.
Anote!
Saber e ter na ponta do lápis tudo que entra e sai diariamente do caixa da sua empresa, te possibilita elaborar o fluxo de caixa e fazer projeções para o futuro. É como diz o ditado: o seguro morreu de velho. Então garantir que sua empresa vai contar com o dinheiro necessário até mesmo nos momentos que demandam mais gastos (como pagamento de décimo terceiro salário, por exemplo) é agir com inteligência.
Reponha!
Na pressa, você acabou passando o valor daquele almoço com o cliente no seu cartão pessoal. Ou, sem pensar, acabou usando o cartão da empresa pra pagar as compras no supermercado. Aqui a regra é: emprestou? Reponha o quanto antes!
Facilite!
Contar com serviços que auxiliam a gestão financeira do seu negócio pode ajudar bastante. Procure serviços oferecidos por instituições financeiras como contas e cartões empresariais.
Recalcule!
De tempos em tempos, todo o empresário deve analisar com cuidado o retorno relativo às suas vendas. Nessa hora você deve ser sincero e se perguntar: estou cobrando o que meu produto vale? A análise pode indicar que talvez seja o momento de renegociar preços com seus clientes.
Para aprimorar a gestão financeira da sua empresa acesse o curso Gestão financeira e inscreva-se!
Você tomou coragem, investiu e, com esforço, conquistou seus clientes. Aos poucos seu negócio cresceu e hoje, certamente, você se preocupa em mantê-lo não apenas vivo e estável, mas deseja vê-lo em expansão. Nessa hora é comum focar nas questões operacionais e esquecer de dar atenção à movimentação financeira do seu negócio. Segundo levantamento realizado com empresas de todo o Brasil, cerca de 90% dos empreendedores não fazem boa gestão das finanças no dia a dia de suas empresas o que, a longo prazo, o que pode trazer duras consequências ao negócio como dívidas e até mesmo a bancarrota. Para impedir que sua empresa chegue neste ponto, o empreendedor deve estar atento e, antes de tudo, dedicar-se à organização das finanças no dia a dia do seu negócio. Desde o cafezinho pago após a reunião com o cliente, até a gasolina paga com capital da empresa, o ideal, é ter tudo na ponta do lápis. Afinal, como diz o ditado: “o seguro morreu de velho”. “Mas eu não entendo de finanças”, você pensa. Calma! Para começar o controle das finanças no dia a dia da sua empresa, basta ter certa dose de disciplina. Para te ajudar organizar a vida financeira e manter-se senhor das despesas da sua empresa, as Trilhas do Conhecimento SEBRAE contam com o material necessário para tirar dúvidas e te ajudar a alcançar seus objetivos. Confira algumas dicas.
Anotar, anotar, anotar
Um bom começo é registrar os valores que entram e saem diariamente do caixa da sua empresa. Com isso, você tem a possibilidade de elaborar o fluxo de caixa e fazer projeções para momentos nos quais a empresa vai necessitar de mais recursos. Como o período de pagamento de décimo terceiro salário aos empregados, por exemplo. Vale destacar: o registro deve ser feito DIARIAMENTE e nenhum dos gastos deve ser subestimado.
Separe as contas
Aluguel da casa, água, luz, escola dos filhos. É fácil acabar misturando as despesas pessoais e as da empresa. Cuidado! Entre os riscos de fazer essa “mistureba” estão a perda do controle das receitas e gastos no negócio, além do próprio lucro. A dica de ouro é: separe a conta Pessoa Física da Pessoa Jurídica.
Emprestou? Devolva!
Certamente você leu a dica acima e aplicou no seu negócio. Mas, sem querer, acabou passando o valor da gasolina no cartão da empresa. Recomendação? Devolva o quanto antes. O mesmo vale para quando você tirar dinheiro das suas economias pessoais para abastecer a empresa.
Facilite para você mesmo!
Anotar as entradas e saídas de receita já é um bom começo. Mas contar com produtos que auxiliam o dia a dia nas finanças do seu negócio pode ajudar muito. Uma boa dica é procurar serviços disponibilizados por bancos e cooperativas como contas e cartões empresariais. Entre as vantagens desse modelo de operação está a possibilidade da definição de um prazo de pagamento mais adequado às necessidades do seu negócio, por exemplo. Para entender e administrar melhor as finanças no dia a dia da sua empresa, acesse as Trilhas do Conhecimento e inscreva-se no curso.
Você conhece as finanças essenciais para o seu negócio?
“Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”. A frase do filósofo chinês Sun Tzu define bem a consequência de pensar que basta ter talento para ter sucesso no mundo dos negócios. Infelizmente é assim que muitos empresários pensam, deixando de lado as finanças essenciais de seus negócios o que resulta em acúmulo de dívidas e inadimplência. O resultado? Segundo o IBGE, de cada cinco empresas abertas no país, três morrem depois do quinto ano de existência. Se finanças essenciais não são seu tema favorito e, se você não sabe muito bem por onde começar a lidar com elas, as Trilhas do Conhecimento SEBRAE, contam com o material necessário para tirar dúvidas e ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos. E para começo de conversa, quando o assunto são finanças essenciais, a primeira recomendação é: nunca misture suas despesas pessoais com as despesas da sua empresa.
A segunda dica é: estabeleça o pró-labore. Pró-labore é a remuneração do empreendedor ou de seu sócio. Ao fixar esse valor, o empreendedor deve ter em mente que o lucro obtido pela empresa deve ser calculado de forma proporcional, levando em conta todos os gastos do período. Vale lembrar que lucros maiores não significam aumento de pró-labore e todo o dinheiro extra advindo de vendas, deve ser poupado. Outra orientação: trabalhe com um profissional! Busque auxílio especializado em estratégias de vendas e concentre valores no que de fato importa: a construção do seu negócio. Um levantamento feito por uma agência americana especializada em prestar suporte financeiro a microempreendedores apontou que 75% dos empresários que têm o suporte de um consultor financeiro sentem-se satisfeitos com a escolha. Para não se perder nas finanças essenciais, e aprender a administrar melhor suas despesas, inscreva-se na Trilha Gestão Financeira.
Quem não organiza as finanças do seu negócio, acaba quebrando. Essa é uma verdade que precisamos reconhecer, afinal todo o empreendedor de sucesso guarda números e planilhas para manter-se no controle dos débitos.
Segundo dados oficiais, o número de micro empreendedores individuais no Brasil já ultrapassou a casa dos 10 milhões este ano, e infelizmente, boa parcela deles não dá a devida atenção às questões estratégicas financeiras de suas empresas. Mais precisamente, cerca de 90% dos empreendedores brasileiros negligenciam as finanças de seus negócios. Por conta disso, três em cada cinco empresas no Brasil não sobrevivem ao quinto ano de existência. Pra não correr esse risco e destacar-se dos demais, seu negócio deve estar alinhado a questões estratégicas financeiras básicas para crescer. Para te ajudar a traçar um plano e organizar-se melhor, as Trilhas do Conhecimento SEBRAE trazem o que você deve saber, não apenas para manter seu negócio mas também para vê-lo seguir cada vez mais longe. Confira as dicas!
Conheça os gastos fixos e os gastos variáveis
Para manter o controle e definir as questões estratégicas financeiras do seu negócio, o empreendedor deve ter bem definidos os gastos variáveis e fixos da sua empresa. Alguns custos, como aluguel do espaço e limpeza por exemplo, são fixos. Já os variáveis dependem da entrada de demanda no negócio. Exemplo: uma confeitaria realiza uma média de 300 entregas por mês. Para a produção, é contratada mão de obra temporária que muda, de acordo com a demanda. Como nas festas de fim de ano, por exemplo, onde os pedidos costumam aumentar bastante. Com isso, a empresa gasta mais com funcionários, energia elétrica, etc. Eis um exemplo de gasto variável.
Mantenha controle sobre o fluxo de caixa
Acompanhar diariamente o fluxo de caixa da sua empresa evita surpresas. Com isso, você pode se planejar a curto e longo prazo, antecipando situações complicadas e adotando medidas eficazes, antes mesmo que elas aconteçam.
Gerencie o estoque
Uma das questões estratégicas financeiras essenciais, é o gerenciamento e planejamento do estoque da empresa. Haja vista tratar-se de capital que não rende juros e que, muitas vezes, pode comprometer oportunidades lucrativas para sua empresa. Por isso é importante saber o valor do seu estoque, além dos limites máximo e mínimo que permitem ao seu negócio operar de maneira segura, sem gastos desnecessários.
Seja realista: estou cobrando quanto vale?
Todo o empreendedor deve, de tempos em tempos, analisar se tem alcançado o retorno desejado com a venda de seus produtos ou serviços. Talvez seja o momento de renegociar com seus clientes e priorizar seu retorno financeiro, mesmo que, pra isso, você passe a cobrar um pouco mais. Para definir melhor as questões estratégicas financeiras da sua empresa, inscreva-se no curso das Trilhas do Conhecimento Gestão Financeira e compreenda melhor suas finanças para alavancar cada vez mais a sua empresa.
Aprenda sobre a importância do marketing para micro e pequenos empresas
É possível fazer comunicação de diversas formas. Até porque comunicar está na arte gráfica de uma empresa, nas redes sociais, no whatsapp, numa simples ligação ao cliente, e até mesmo na sacolinha que embala o produto de uma marca. O marketing também pode estar em todas essas possibilidades, quando se faz um bom trabalho de comunicação. E o princípio que te diferencia da concorrência está em saber os mínimos detalhes para se comunicar internamente e também com seus clientes. Ter conhecimentos básicos de marketing é mais que essencial para quem está se aventurando no mundo dos negócios, porque a boa comunicação faz toda a diferença em um empreendimento e está em coisa básicas do dia a dia que muitas vezes o empresário não identifica. Um exemplo de estratégia de marketing é a digitalização da empresa. Se o empresário ainda não é adepto à internet, ele precisa estar no mundo digital o quanto antes, até porque esse meio nem é mais um diferencial no mundo dos empreendedores. Hoje, é mais que uma obrigação migrar para o meio online. O marketing off line ainda funciona muito bem, mas as estratégias de mídias digitais hoje estão em alta e fazem mais efeito para a empresa. Portanto, primeiramente o empresário precisa investir em um site para trabalhar melhor a comunicação da marca e para também deixar disponível um e-commerce para vendas online. Neste site será possível explorar o conteúdo da marca gerando uma visibilidade maior para a empresa e os produtos ou serviços prestados por ela. No site também é possível disponibilizar textos de blog, que quando escrito estrategicamente pode atingir futuros clientes que se interesse pelo conteúdo. Em relação ao e-commerce, se possível, aproveite o investimento para ampliar suas vendas pelo Brasil. Essas são as primeiras soluções de marketing que já podem dar uma bela transformada na empresa. Se for viável financeira, reserve uma verba para investir nessas opções que vai valer muito a pena. A visibilidade do seu produto vai aumentar muito! Quando se fala em mundo digital, é impossível não pensar nas redes sociais, que são os canais onde todo o mundo está conectado. Portanto, a segunda dica para melhorar o marketing da sua empresa é investir nas redes sociais que estão bombando no Brasil atualmente. Uma que é muito estratégica e pode ser uma grande aposta para o seu negócio é o TIKTOK, essa rede social teve uma grande crescimento em 2020. Invista na criatividade e trabalhe bem o seu produto nessa rede.
O marketing em todas as redes sociais. Entenda quais estão mais em alta.
As redes sociais funcionam como uma nova entrada de clientes e também de fidelização de quem consome os produtos. Portanto, para ser alinhada a melhor estratégia de marketing digital é muito importante que você lembre de contratar um profissional que trabalhe com isso para que toda produção de conteúdo seja feita de forma assertiva para sua empresa. Cada rede social tem uma linguagem que deve ser usada e esse comunicador saberá conduzir cada uma delas a fim de fazer sua empresa crescer com esse trabalho. Por exemplo, no facebook os conteúdos devem ser postados de uma forma mais leve e descontraída. No instagram, é importante que o dono ou responsável pela empresa seja orientado a fazer os stories da rotina no trabalho, que são coisas que o público normalmente se interessa muito. O papel do comunicador está em orientar o cliente e em publicar e promover fotos chamativas no feed com a finalidade de aumentar seguidores e melhorar engajamento. No marketing digital tudo é pensado dessa forma estratégica por um marketeiro, mas é muito importante que o responsável pela empresa esteja a frente nessas redes sociais. No twitter, o foco dos conteúdos pode ser feito nas novidades do seu negócio, e nessa rede as postagens podem ficar no comando do comunicador. No linkedin, que é uma rede mais formal, pode ser abordado conteúdos sobre a parte comercial da empresa, sobre o crescimento da marca e as demais conquistas. Nessa rede, o marketing tem que ser mais pontual e estratégico porque é uma rede social de negócios. Já no tik tok, os vídeos têm que ser mais soltos e fica a cargo do empresário conduzir a ferramenta. O intuito é que a divulgação seja feita de uma forma mais dinâmica, como uma brincadeira. Os vídeos podem ser tanto dublados quanto autênticos, mas têm que chamar mais atenção da empresa. O marketing também mostra como o networking é importante, seja ele feito online ou de forma presencial. Criar esse hábito para promover diferentes ações com diferentes propostas para clientes e parceiros é um grande diferencial que pode surtir um efeito positivo para a empresa. Essa é uma maneira de fidelizar consumidores que pode gerar muito lucro para o negócio.
O marketing digital é essencial para a comunicação efetiva de uma empresa
O marketing digital por meio de um produto ou serviço pode atrair e reter clientes de maneira bem estratégica. Mas, antes de sair postando conteúdos nas redes sociais, é preciso que o microempreendedor entenda que para as estratégias darem certo é preciso fazer uma análise para entender o mercado onde a empresa está inserida. É necessário também descobrir o público-alvo e o que ele deseja, e na sequência é preciso iniciar um processo de comunicação para assim o marketing digital ser bem efetivo. O marketing digital é responsável pela mensagem que a empresa vai passar para os clientes. E essa mensagem precisa impacta-los, seja pelo preço diferenciado, pelas promoções atrativas ou outras estratégias da marca. O marketing digital tem um papel muito importante para fidelizar os consumidores. Vai muito além de uma comunicação assertiva, é como um relacionamento fiel que a marca tem com o cliente. Um exemplo bem positivo é quando a marca demonstra afeto e preocupação com o cliente, quando relembra uma data festiva, como uma aniversário por exemplo. É uma estratégia bem interessante do marketing digital que é simples de fazer e ainda impacta clientes. A empresa pode oferecer um desconto para aniversariante, pode mandar uma mensagem carinhosa que marque o consumidor, e a consequência positiva disso hoje é que com as redes sociais tudo pode ser compartilhado e acaba sendo bem visto por mais e mais pessoas. E a tendência é que a clientela do negócio aumente ainda mais! Muitos acreditam que o marketing digital é uma substituição do marketing tradicional. Mas, isso não é verdade até porque um complementa o outro. O marketing digital é para a realidade que vivemos hoje, que é totalmente online. Porém, não é por conta da dimensão das mídias digitais que as ações de marketing tradicional não são tão importantes e eficazes. Cada uma tem um papel e os dois andando lado a lado fazem um bom serviço de comunicação. O marketing digital surgiu para atender uma comunidade com mais de 4 bilhões de pessoas que estão presente no mundo digital. O Brasil possui a segunda população do mundo mais ativa na internet e os números só mostram que para o marketing digital dar resultado, é preciso de conteúdo profissional e relevante. Para isso, é necessário investir numa agência de marketing que pode transformar a comunicação da sua empresa. E garanto que o serviço dá muito certo quando bem planejado. Trabalhar as mídias patrocinadas, como o google por exemplo, e estar imerso nas redes sociais são as estratégias do marketing digital que até hoje têm crescido muito os números de usuários. E para isso é preciso entender a linguagem das redes sociais que se diferenciam nos conteúdos e nos formatos de postagens. No twitter, por exemplo, os textos são curtos e precisos. No instagram, a imagem tem que ter uma boa qualidade para gerar engajamento, e é preciso de interação nos stories com frequência para que a empresa seja bem vista. No facebook é possível criar uma página da empresa, mas com uma comunicação mais leve e dinâmica, no linkedin a conversa é mais formal relacionada ao crescimento da empresa e conquistas. No tiktok a linguagem é nova e é uma tendência do momento, até porque são só os vídeos curtos, dinâmicos e engraçados que ganham espaço nessa rede social. É possível ver então como o marketing digital atinge milhares de pessoas e pode trazer um bom retorno para a empresa quando bem feito. Aposte no serviço dos profissionais da área que seu negócio terá um bom crescimento e reconhecimento no mercado. #ficaadica
Toda a empresa precisa saber o mínimo para se comunicar internamente e também com seus clientes. E ter conhecimentos básicos de marketing para pequenos negócios é essencial para quem está se aventurando no mundo dos empreendedores. Diante disso, o Sebrae separou um passo a passo para você seguir na sua empresa para você verificar como uma boa comunicação faz toda a diferença em um empreendimento. Você vai ver como essas 3 dicas abaixo movimentarão ainda mais a sua empresa e ainda vão gerar mais resultados positivos:
Digitalize a sua empresa
Se você ainda não é adepto à internet, saiba que estar no mundo digital nem é mais um diferencial no mundo dos negócios, é mais que uma obrigação. Portanto, primeiramente, invista em um site para trabalhar melhor a sua marca e também deixar disponível um e-commerce, se for o seu caso. No site você vai poder explorar seu conteúdo digitalmente dando uma visibilidade maior para a sua empresa e seus produtos. Além disso, nele você poderá disponibilizar textos de blog que quando feitos de forma estratégica por um jornalista pode atingir muitas pessoas que consequentemente terão interesse no seu conteúdo. Se seu produto for viável para trabalhar no e-commerce, já aproveite o investimento para ampliar suas vendas para todo o país. Essas são as primeiras soluções que o marketing para pequenos negócios enxerga quando se fala em comunicação.
Mergulhe no mundo digital
Nas redes sociais todo o mundo está conectado. Portanto o segundo passo que o marketing para pequenos negócios visa é melhorar a comunicação na redes como: facebook, instagram, linkedin, twitter e até tik tok, que é uma rede social que está bombando no Brasil atualmente. As redes sociais são uma porta de entrada para novos clientes e também uma forma de fidelizar os que também já consomem os seus produtos. Portanto, se você tem uma quantia para investir, é muito importante que você lembre de contratar um profissional que trabalhe com isso. Como cada rede tem uma linguagem diferente a ser usada, esse comunicador vai poder te auxiliar em como trabalhar em cada rede, além dele ter a função de publicar em algumas delas que têm um perfil mais comercial. O facebook, por exemplo, é uma rede social que pode ser totalmente dedicada ao comunicador contratado. De uma forma mais leve e descontraída, ele vai publicar o seu produto para captar mais clientes e fidelizar consumidores. No instagram ele vai te orientar a fazer stories da sua rotina na empresa, que são coisas que o público se interessa, e vai publicar e promover fotos chamativas com a finalidade de aumentar seguidores e melhorar engajamento. No twitter ele aproveitará para twittar sobre as novidades do seu negócio; no linkedin, que é uma rede mais formal, ele falará sobre o crescimento da sua empresa e sobre as demais conquistas; e no tik tok o intuito é que a divulgação seja uma brincadeira. Então, nessa plataforma crie vídeos autênticos sobre a marca e aproveite o meio para chamar mais atenção ainda para sua empresa.
Mescle ações virtuais e presenciais
O marketing para pequenos negócios mostra como o networking é importante, seja ele feito online ou de forma presencial. Portanto, crie esse hábito na sua empresa para promover diferentes ações com diferentes propostas. É tão importante fazer ações para a clientela final como para os parceiros, que de certa forma vão sempre indicar a sua empresa quando souberem de algo que seja a cara dela. É uma forma de fidelizar consumidores e grandes parceiros, e ainda ter muito lucro com esses investimentos. Quer saber ainda mais sobre o assunto? Faça o curso do Sebrae Trilhas do Conhecimento: Guia de marketing para pequenos negócios e aprenda ainda mais sobre como divulgar e a se comunicar com o seu cliente para melhorar o resultado da sua empresa!
Independente do porte da sua empresa, saiba que o marketing é uma das ferramentas que tem a capacidade de alavancar um negócio. Então, ele é muito importante principalmente se a sua é uma micro ou pequena empresa e se tem o intuito de crescer. Para seguir com esse objetivo, é preciso que você invista em marketing para pequenos negócios. Até porque por meio dele será possível expandir seu empreendimento no mercado por meio de um planejamento de comunicação. O marketing para pequenos negócios vai dar uma luz para o seu projeto de vida. Ele vai organizar toda a comunicação da sua empresa, já que por meio dele é possível alinhar os objetivos da marca, traçar as estratégias de comunicação mais assertivas e colocar ações em prática pensando no crescimento da empresa. É uma forma de orientar a empresa a seguir pelo caminho certo, fazendo por meio de divulgações, seja elas em grandes mídias ou até nas próprias redes sociais, que ela seja vista e lembrada e consequentemente atraia novos clientes. Toda a visibilidade de mercado interfere em um negócio, e se há um planejamento de marketing bom, a empresa só colherá bons frutos neste marketing para pequenos negócios. Mas, se a sua empresa é nova no mercado ou se nunca fez um trabalho de marketing, é preciso começar com o básico para melhorar a comunicação da sua marca. E em um planejamento de marketing para pequenos negócios a primeira coisa que deve ser feita é entender a situação atual do mercado. É preciso ver no segmento do seu negócio quais são os pontos fortes e fracos da concorrência, além de se atentar às futuras tendências que a sua empresa pode se enquadrar. Depois de estar atento ao mercado, é preciso fazer um planejamento. Nele é preciso listar os objetivos e prever as metas a serem atingidas no marketing para pequenos negócios. Seja detalhista em suas metas e siga todo o passo a passo planejado inicialmente para melhorar o aproveitamento da sua empresa. Se por acaso a sua empresa não cumprir as etapas traçadas, os retornos podem ser negativos para o negócio. Muitas empresas já foram prejudicadas por não seguir um planejamento e não é isso que você quer para a sua empresa. O marketing para pequenos negócios frisa a importância de conhecer seus clientes, definir o público alvo e criar personas. Segmentar é uma regra básica da comunicação, portanto é importante focar em um nicho de pessoas para ser o mais assertivo possível. Nesse grupo estará também a persona, que é um personagem semi fictício de um cliente ideal. E conhecendo o público é mais fácil de achar a "fórmula" certa para vender a empresa ou o produto de forma mais simples e prática. A explicação para isso é que a comunicação será direcionada para uma pessoa real que passará a fazer contato com seu negócio e de repente no futuro virar até um cliente fiel! Ao entender como está o mercado, descobrir seu público e definir persona, criar planejamento e estabelecer objetivos e metas que sejam realistas, no marketing para pequenos negócios é preciso que seja feito também um cronograma de execução das suas ações. É uma forma forma de atingir os objetivos e finalizar as vendas de forma mais rápida a fim de chegar em bons resultados. Algo bem importante também no pós vendas é monitorar o comportamento do público para saber se o produto ou serviço atendeu as expectativas. O cliente é o que move o negócio, então é importante estar atento a esses detalhes. Com esse passo a passo será possível que a sua empresa cresça. Invista nisso que você verá a diferença na sua empresa com marketing para pequenos negócios e sem esses planejamento. Os resultados são animadores, você vai gostar.
Esteja aonde o seu público está e saiba como anunciar nas redes de forma inovadora
Hoje uma das principais formas de venda e divulgação de um negócio são as redes sociais, se o seu empreendimento não está presente nas plataformas com certeza você está atrasado! Os tempos mudaram e a praticidade tomou conta das nossas vidas, então tudo que é de fácil acesso, seja um produto ou um serviço favorece até o seu consumo. O principal objetivo sobre como anunciar nas redes é o conhecimento que você terá para implantar as técnicas ideais para estar em evidência, ampliar relacionamento e estruturar a imagem da sua empresa. Se você quer impulsionar a sua marca no mercado, saiba como anunciar nas redes através das dicas deste texto.
Marketing digital
Antes de tudo você precisa utilizar ferramentas básicas de marketing digital para saber como anunciar nas redes, escolhendo assim a plataforma ideal para o seu público alvo. Pequenas ações de marketing já podem estar sendo desenvolvidas, como por exemplo, a manutenção diária do perfil da sua loja no facebook ou rede social de sua preferência. É essencial manter ativo o perfil e sempre estar postando algo, mas antes de tudo tenha um público que te acompanhe. Algumas marcas esperam um alcance de forma orgânica, enquanto outras pagam para ter “seguidores.” O importante é você mostrar o potencial da sua empresa para alguém. Até porque ter pessoas te seguindo e vendo o seu perfil é fundamental para obter um retorno!
Redes sociais
Outro item crucial sobre como anunciar nas redes é estar presente na mídia social que o seu público está. Sabemos a relevância e a quantidade de pessoas que hoje, somam milhares de usuários no facebook, instagram, youtube, linkedin, twitter... enfim, é importante que você saiba qual o seu público está conectado e tenha um perfil ativo para ser visto! Lembre-se de sempre produzir um conteúdo atraente e interessante, que seja agradável para o seu cliente ou possível consumidor. Postar e se divulgar diariamente faz muita diferença também! Assim as pessoas saberão que você existe. Após colocar em prática essas estratégias de marketing digital, agora é a hora de saber como anunciar nas redes. Primeiro escolha a mídia específica que pretende anunciar, com base nos seus acessos e que possua o maior número de indivíduos envolvidos. Em seguida, busque o gerenciador de anúncios da rede social. No facebook, por exemplo, você acessa o gerenciador e ele te encaminha para a configuração da sua campanha. Você deve acessar e seguir as instruções que te colocarão para anunciar. O instagram por pertencer ao facebook possui um gerenciador de anúncios bem semelhante, inclusive nas formas de pagamento. Não esqueça de escolher o público que pretende atingir, isso é muito importante ser definido de forma planejada, pois será a partir deles que você terá ou não resultado. Já para anunciar no youtube, você terá que possuir uma conta na ferramenta google ads, principalmente pelos anúncios serem vinculados a essa ferramenta. Não esqueça de estudar muito bem a plataforma que irá anunciar.
Investimento
Diante das diversas características presentes sobre o método de como anunciar nas redes e como cada uma tem sua particularidade, as formas de pagamento também são variadas. Os principais itens são: o custo de anúncio por clique, visualização, conversão, engajamento e o custo por mil impressões. O custo por clique é nada mais que o pagamento diante de cada clique que o anunciante receber, resultando num valor x dos cliques recebidos. O custo por visualização é basicamente o mesmo sistema, só que o preço cobrado é devido a visualização do anúncio. A conversão é o valor gerado pelo anúncio, que no caso totalizará um investimento y. O custo por engajamento é feito pela interação estabelecida, por exemplo, uma curtida, visualização... vai depender muito da rede social escolhida. Por fim, o pagamento do anúncio por mil impressões é definido diante de mil visualizações, independente de qualquer interação do público. Agora que você conheceu algumas técnicas de como anunciar nas redes, pratique o aprendizado. É hora de inovar e mostrar todo o potencial da sua marca!
Os anúncios nas redes sociais potencializam a comunicação, ajudam a escalar resultados e também melhoram o desempenho das publicações em geral. Porém, existem regras que precisam ser respeitadas para que o retorno seja positivo. Para que o micro e pequeno empreendedor entenda como anunciar nas redes sociais é preciso primeiramente saber quem é a sua persona e o seu público-alvo. Cada empresa precisa segmentar seu público para atingir bons resultados. E consequentemente , deve analisar quais são as redes sociais mais usadas por eles para assim fazer um planejamento de comunicação ideal. Por exemplo, hoje a maioria dos jovens está no twitter, no tiktok e no instagram. Se o público de uma empresa são adolescentes, são essas as redes que o empreendimento deve investir. Mas como anunciar nas redes sociais para ter um resultado imediato sem jogar dinheiro fora? O Facebook e o Instagram são as redes mais abertas a vendas e que usam o mesmo gerenciador de negócios. Por lá se encontra um direcionamento de como fazer o anúncio que é bem intuitivo. Na ação, é preciso que seja definido não só o público-alvo, mas também as principais estratégias que seu anúncio quer atingir. Lembre-se que não é preciso investir muito dinheiro em anúncios. Tudo é um teste sobre como anunciar nas redes sociais e você pode começar investindo R$10 e aumentar o valor com o tempo. Para a criação dos anúncios e o controle dos resultados deles, a empresa precisa se organizar sobre o Custo por clique (CPC), que é o pagamento médio de cada um, o Custo Por Mil impressões (CPM) que é quanto se deve pagar por 1.000 visualizações do anúncio, o Custo Por Aquisição (CPA), que é quanto se paga por venda , o Custo Por Visualização (CPV), quando você define quanto pagar por uma visualização de um vídeo e o Custo Por Engajamento (CPE) que é quanto pagar por uma interação com o anúncio, seja um compartilhamento, uma curtida, um clique em um link etc. Existem também curiosidades sobre como anunciar nas redes sociais. Uma delas que muita gente ainda suspeita é que a mídia paga ajuda a melhorar o desempenho orgânico das publicações. Mas, para os posts serem efetivos, é preciso que os anúncios sejam bem específicos na segmentação do público, até porque as táticas genéricas não geram resultados. Também há muitos formatos de anúncio que pode ser escolhido para o seu conteúdo. É importante escolher o que mais faz sentido para o seu negócio, até porque tudo influencia no resultado. E para que o anúncio vá ao ar existe uma passo a passo de como anunciar nas redes sociais. Primeiro é preciso configurar o anúncio, e nesta etapa pode-se escolher onde levar os consumidores que vão clicar na publicação. Na sequência precisa ser definido o público, e neste momento é preciso segmentar o público-alvo com detalhes. Tem que ser definido a localização, o gênero, a idade entre outras características que possam segmentar ainda mais para quem você quer destinar o anúncio. Quanto mais específico, melhor o resultado da ação. Após a segmentação, é possível definir o “posicionamento”, que nada mais é do que o formato do anúncio e onde ele vai aparecer. Nessa etapa pode-se escolher se o anúncio também vai pro instagram. Definindo a plataforma, chega a etapa mais importante de como anunciar nas redes sociais que é determinar o orçamento e a programação. Comece investindo o mínimo para testar o engajamento, e com o tempo aumente o valor para melhorar o desempenho das postagens. Para fechar com chave de ouro é a hora da personalização do anúncio, e neste momento é preciso criar o texto de postagem, fazer o upload do conteúdo e por fim publicar. Acompanhe os resultados e veja o retorno das vendas, sabendo como anunciar nas redes sociais a sua empresa só terá retornos positivos. Pode apostar!
Toda empresa precisa de um guia de Marketing para se expandir no mercado. Ele é importante para alinhar objetivos, traçar estratégias e colocar ações em prática pensando no crescimento da empresa. E todo o resultado desse planejamento só vai acontecer por meio do guia de Marketing, que de forma organizada orienta a empresa a seguir pelo caminho certo de uma comunicação assertiva, seja ela em grandes mídias ou até nas próprias redes sociais. O guia de Marketing é um planejamento de ações com um objetivos traçados. Ele pode ser feito para a marca, para um produto específico ou para um serviço prestado pela empresa e é como uma ferramenta de gestão que vai fazer a empresa ter visibilidade no mercado. Consequentemente, a imagem da marca atrairá clientes que com o tempo serão fiéis ao negócios e trarão o lucro esperado. Como o intuito é crescer no mercado e se expandir, é preciso então que a empresa conheça o segmento de atuação. O primeiro passo de um guia de Marketing é entender a situação atual do mercado, vendo pontos fortes e fracos da concorrência e prevendo as futuras tendências que a marca pode estar inserida. O planejamento é outro passo para a elaboração de um bom guia de Marketing. Ele deve ser elaborado no início de uma ação já que lista os objetivos e prevê metas a serem atingidas. Crie um planejamento de ações detalhados e siga todos eles para o melhor aproveitamento da sua empresa. Muitas marcas falham ao não cumprir etapas do guia de Marketing, e isso pode gerar retornos negativos para o negócio. No guia de Marketing também está explícito a importância de conhecer seus clientes, definir o público alvo e criar personas. É preciso segmentar seu conteúdo para um nicho de pessoas, e nesse nicho está também a persona, que é um personagem semi fictício do seu cliente ideal. Conhecendo o seu público é possível definir o produto ou serviço certo de uma ação, até porque fazendo essa análise será possível entender o gosto da sua persona. É uma forma mais simples e assertiva de vender a sua empresa, até porque a comunicação será direcionada para uma pessoa real que passará a fazer contato com seu negócio. Seguindo todos esses primeiros passos do guia de Marketing, é possível estabelecer objetivos e metas da sua empresa. Mas, é importante que elas sejam realistas para atingir índices desejados. Defina um cronograma de execução das suas ações e siga esse roteiro com criatividade. Existem táticas de marketing que são essenciais para o resultado da sua sua empresa. E se você tem uma capacidade financeira de investir em um profissional da área, faça isso. Fazendo um estudo da sua marca, ele vai saber direcionar rapidamente o seu negócio para as ações que darão mais resultados positivos. Ao atingir os objetivos e finalizar as vendas, não esqueça que é importante monitorar o comportamento do seu público para saber se o produto ou serviço atendeu as expectativas. Isso gera uma fidelização de clientes e é uma das etapas do guia de Marketing bem importante para o crescimento da empresa. O cliente feliz é o sinal de uma ação de sucesso. Se a sua empresa atingiu essa expectativa, ela está no caminho certo. Nunca esqueça que apesar do guia de Marketing dar um direcionamento de como deve ser feito o planejamento da empresa, não existe uma regra certa para isso. No marketing são feitas apostas que devem ser testadas e verificadas de forma estratégica. Não existe uma receita de bolo, senão todas empresas estariam atingindo bons resultados com uma suposta "fórmula" do plano de marketing. É preciso traçar objetivos, segui-los e se for necessário mudar as estratégias para atingir o resultado esperado. É importante que o empreendimento se organize financeiramente para investir o suficiente para alcançar os objetivos estabelecidos. Organize-se e determine se seu investimento será trimestral, semestral ou anual. Busque as alternativas que sejam viáveis e que ao mesmo tempo possam gerar um bom retorno para a marca. O investimento faz toda a diferença em um guia de Marketing.
Conheça as principais ferramentas que podem te mostrar como divulgar o seu produto.
Um dos principais questionamentos do empreendedor que está começando seu negócio e ainda não conta com o “orçamento dos sonhos” é: “como divulgar meu produto?”. Antes de mais nada, é importante falarmos sobre as mídias sociais, que se tornaram excelentes meios para divulgação de produtos e serviços nas últimas décadas. Por isso, se você anda se perguntando: “como divulgar meu produto?”, saiba que estar presente nas plataformas digitais é a regra de ouro quando o assunto é “fazer propaganda”. Primeira lição aprendida, vamos às 5 dicas simples, mas infalíveis de divulgação que podem te ajudar a conquistar e fidelizar mais clientes! Se você anda se perguntando: “como divulgar meu produto?”, continue acompanhando e aprenda como chegar lá! 1. Crie um planejamento: Como para quase tudo no empreendedorismo, para divulgar seu produto, planejamento é essencial! Defina suas metas, canais de divulgação, quais produtos serão oferecidos, etc. Você já conhece o potencial do seu negócio, não é verdade? Pois chegou o momento do público conhecer esse potencial e, para isso, é imprescindível que se elabore um bom plano. Por meio dele você definirá a identidade da sua marca, além de elaborar sua estratégia de marketing. Se você se pergunta: “como divulgar meu produto?”, outro segredo é ficar de olho no mercado que envolve seus fornecedores, clientes e concorrentes. Por fim, fazer o seu planejamento financeiro e dispor de maneira organizada seu cronograma de ações, são os primeiros passos para começar a divulgação do seu negócio. 2. Utilize as redes sociais: (Instagram, Facebook, WhatsApp). Essas plataformas são muito eficientes para divulgar produtos e criar relacionamento com o cliente. Hoje, para quem vende, estar presente nas redes sociais é praticamente um imperativo. Muita gente que se pergunta: “como divulgar meu produto?”, nem ao menos conta com um e-mail ou um chat específicos para atender seus clientes. Então, se você ainda não possui tais canais de comunicação, não espere mais tempo para criar essas contas. Outra dica valiosa é: insira o número de telefone de forma bem visível no site da sua empresa. Isso facilita muito a vida de quem consome seus produtos! Por fim, avalie a possibilidade de criar um blog, pois além de ótima ferramenta de divulgação, o blog reuni seu público-alvo. 3. Crie um site: mas antes, garanta ao consumidor uma navegação funcional e intuitiva. Sua página deve ser fácil de acessar e dispor de ferramentas úteis. Quer um exemplo? Você acessa a página em busca de um produto específico, que você sabe estar disponível naquela loja. Para tornar mais fácil a procura, você recorre à ferramenta de busca do site que, ao invés de apresentar o produto que você está procurando, exibe dezenas de outros produtos que nada têm a ver com o que você procura. Por isso, busque bons serviços de e-commerce. Outra dica é: evite muitos anúncios, imagens muito pequenas, site lento, etc. Por fim, invista em serviços de busca que direcionem o que os clientes procuram no Google para sua página. Ter um site bem posicionado em buscadores é muito importante para que seu negócio seja visto. 4. Entre em um marketplace: plataformas que reúnem produtos de vários negócios e intermediam a compra, como Mercado Livre e Elo7, por exemplo, podem ajudar muito a impulsionar suas vendas. Além disso, essas plataformas apresentam tráfego recorrente de consumidores, o que ajuda a girar produtos e montar sua carteira de consumidores. O empreendedor que se pergunta: “como divulgar meu produto?”, sem dúvida deve investir na presença do seu negócio em marketplace. 5. Realize sorteios e promoções: campanhas de desconto, promoções de lançamento e sorteios são excelentes formas de divulgar produtos na internet. Mas atenção. Se você pensa: “como divulgar meu produto?”, não esqueça que, mais do que oferecer um benefício para quem compra, é importante apostar na divulgação massiva das campanhas de desconto. Por isso, lance mão de gatilhos mentais que provoquem urgência (só hoje) ou a falta (restam poucas unidades) para garantir o sucesso das suas promoções. Curtiu essas dicas? Então se você anda se perguntando: “como divulgar meu produto?”, e quer saber mais, conte com a ajuda dos consultores e especialistas do Sebrae para entender como trabalhar para que seu negócio ganhe mais visibilidade na Internet.
Conheça os segredos das boas estratégias de Marketing
Você pode ter começado a empreender agora, ou pode ter experiência no mercado. Se você faz parte do mundo dos negócios, certamente você sabe a importância de uma boa estratégia de marketing para sua empresa. Se você ainda não deu a atenção necessária à gestão do marketing do seu negócio, saiba que isso pode ser mais simples do que você pensa, e melhor ainda, render resultados grandiosos.
Por que investir em marketing?
A concorrência é grande – e ativa – certo? Assim sendo, você não pode ficar parado e simplesmente deixar passar em branco a comunicação da sua empresa com os clientes. Se você já usa a internet para vender comunicar-se com seu público, saiba que ela tem potencial para ir além, alcançando mais pessoas. Por essa razão, seguir algumas dicas de marketing podem otimizar a sua comunicação, fazendo os seus negócios crescerem ainda mais. Não importa o tamanho do negócio: Pequeno, médio ou grande. O marketing é essencial se você quer vender mais e um dos maiores aliados de qualquer empreendedor nesse momento é a Internet! Saiba que estar presente no mundo virtual, há muito tempo deixou de ser opção e tornou-se necessidade. Tal presença, porém, deve ser gerida de modo a fazer com que seu negócio seja notado. Para te ajudar a entender melhor como o marketing pode impulsionar seu negócio, separamos algumas dicas valiosas. Confira! 1 – Marque a sua presença online: comece pelo essencial. Crie perfis de sua empresa no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube Pinterest e Twitter (se fizer sentido para o seu negócio). Uma estratégia de marketing eficaz nesse momento é a criação avatares e capas personalizados e, claro, a atualização constante de todas suas redes sociais. 2 – Analise seus concorrentes: toda a estratégia de marketing envolve um mapeamento minucioso dos concorrentes diretos e da forma como estão se comunicando. Observe os pontos nos quais eles se destacam, e também seus pontos fracos. Feito isso, posicione-se de maneira diferente de todos eles. Busque fazer com que a persona da sua empresa tenha uma “cara” única nas mídias sociais. 3 – Exponha seus diferenciais: deixe muito claro quais são os diferenciais do seu negócio. Você é melhor que a concorrência? Sim! Então mostre isso para o público de maneira leve, bem humorada e que não deixe dúvidas de que o seu produto é a escolha certa! 4 – Identifique onde estão as suas oportunidades: como fazer isso? Conhecendo bem o perfil do cliente ideal de seus negócios. Uma das melhores estratégias de marketing é identificar quem é seu cliente, o que busca, expectativas e o mais importante: porque ele precisa de você? Leve em conta que o consumidor moderno é mais exigente e conta com inúmeras ferramentas de informação à sua disposição. Comunique-se com ele de forma direta e mostre que sua marca tem solução para o seu problema. 5 – Monte um plano de marketing que seja prático: no marketing do seu negócio, o planejamento estratégico é fundamental. Para isso, analise os fatores de influência internos e externos. Uma sugestão para fazer isso é a Matriz SWOT, que facilita a tomada de decisão por parte dos gestores, pois indica exatamente no que e como direcionar esforços e investimentos. Ficou interessado? Para entender melhor sobre estratégias de marketing e aplicá-las de maneira eficaz no seu negócio, conte com o Sebrae.
Não importa se seu negócio está apenas começando ou se você já é experiente no mundo dos negócios. Em tempos nos quais as estratégias da web estão em alta, o marketing digital é uma das melhores ferramentas para qualificar produtos e serviços. Seja para posicionar sua marca, alcançar o público ou vender, as ações no meio digital são essenciais. Quando falamos em marketing digital, falamos obrigatoriamente na Internet, já que é por lá que você define a persona do seu negócio, trabalha para ser notado e chama a atenção dos consumidores. Por isso, se você oferece produtos ou serviços, conhecer estratégias de marketing digital é quase obrigatório, principalmente no começo do seu negócio, já que – por meio dessas estratégias – é possível alcançar muito mais pessoas, gastando menos. Se você ainda não se sente totalmente preparado, não se preocupe. Hoje, reunimos algumas dicas de marketing digital infalíveis para o seu negócio. Ao colocá-las em prática, as dicas de marketing digital funcionarão como uma espécie de guia para preparar, executar e avaliar suas ações. Chegou o momento de potencializar os resultados do seu negócio nas redes sociais! Vamos nessa?
marketing digital é o conjunto de estratégias postas em prática no meio digital, para divulgar e vender produtos e serviços. Embora algumas pessoas o chamem de “marketing para a internet”, é importante saber que a estratégia vai além. Quando falamos em marketing digital, umas das principais vantagens é a visibilidade que as campanhas digitais ganham e a possibilidade de monitoramento da evolução dessas campanhas por parte do empreendedor. O que permite, por exemplo, que ele entenda em tempo real o que funciona ou não e, assim, promova os ajustes necessários.
Quais os benefícios que o marketing digital pode trazer ao meu negócio?
É inegável. O uso massivo da internet abriu as portas para o marketing digital. Mas foi a partir dos smartphones, que empresas do mundo todo acordaram para essa nova realidade. O acesso ao público passou a acontecer na palma das mãos e o marketing digital surgiu como ferramenta eficaz para alcançar e engajar clientes. Se você não entende muito do assunto e se pergunta quais são os reais benefícios do marketing digital para seu negócio, está no lugar certo. Separamos as principais vantagens para que você entenda a necessidade de investir nessa estratégia hoje mesmo. Confira!
Resultados mensuráveis
Por meio das ferramentas de marketing digital, você tem acesso a relatórios confiáveis. Esses relatórios mostram, por exemplo, resultados precisos sobre o desempenho das suas campanhas como quantas pessoas abriram seu e-mail ou acessaram um link.
Flexibilidade
Todo o consumidor procura por experiências personalizadas que, via de regra, não encontram no marketing tradicional. Já no marketing digital é possível adaptar os interesses e preferências de uma persona, correspondendo a um grupo de indivíduos que correspondam ao perfil ideal de cliente que você estabeleceu. Assim, é possível personalizar a mensagem que chega ao público justamente ao que este mesmo público gostaria de receber. O marketing digital também oferece um alcance de público muito maior. Uma vez que ocorre online, ele é acessível à audiência em nível global.
Fácil de otimizar
Outro benefício do marketing digital é a possibilidade de ter vários relatórios, que analisam o desempenho da sua campanha. Dessa forma, caso você note algo que não está funcionando como gostaria, é fácil ajustar. Converter clientes também é bem mais fácil, já que depende de apenas um clique. Isso significa que, ao invés de ele ter que se dirigir até uma loja, por meio da Internet, ele pode clicar em seu e-mail, ser direcionado para o seu site e comprar o que deseja. Para entender melhor sobre as vantagens de investir em estratégias de marketing digital e acessar as melhores dicas para começar a aplicar essas ferramentas em seu negócio, conte com a ajuda do Sebrae.
É fato que vender bem é mais que essencial para o sucesso da sua empresa. Ainda mais se nesse momento de crise o seu negócio está caminhando mal. Porém, muitas pessoas erram na forma de vender por acharem que o sucesso da venda está apenas em bater a meta do dia. Por mais que pareça simples, vender bem vai muito além do que conseguir um valor alto em uma venda só. Nos dias de hoje, o vendedor é responsável não apenas pelo seu próprio desempenho, mas também pelo crescimento da empresa. E existem algumas técnicas que melhoram as habilidades dos vendedores que hoje têm como lema a frase: "vender bem é mais que essencial". Até porque, o profissional de vendas precisa ter espírito de liderança, força de vontade, persistência, precisa gostar de mudanças, estar atualizado, estudar e ter um perfil empreendedor. Todo vendedor é um empreendedor. E é por isso que este profissional precisa se conscientizar que vender bem é mais que essencial, e não basta vender apenas o produto, tem que ser uma experiência. Sem cliente, a empresa não sobrevive, e todo o vendedor deve saber dos cuidados no momento da venda. Existe uma linha tênue no momento das vendas. Por exemplo, o vendedor pode estar fazendo o trabalho muito bem feito, mas em questão de segundos, um deslize pode acontecer e acabar com toda a venda. Isso se também não afetar a clientela, até porque se houver uma insistência além da conta, não tem cliente que pare na sua empresa. Na venda, é preciso cuidado no momento que o cliente entra na empresa, até a hora que ele passa pela porta, seja com a sacolinha da empresa em mãos ou com elas abanando. Independente da ocasião, o vendedor precisa ter cautela sempre. Para saber como vender bem, separamos 5 dicas para você melhorar as suas habilidades:
Elimine os clientes errados
Parece loucura, mas focar nos clientes que realmente te dão retorno melhora muito o desempenho da empresa, e para isso acontecer é preciso segmentar os clientes. Dependendo da sua área, isso ainda é mais interessante de colocar na ponta do lápis. Um prestador de serviço, por exemplo, que filtra os clientes que incomodam mais, terá muito mais sucesso na carreira focando nos que geram bons resultados. Esse profissional vai entender ainda mais o conceito de que vender bem é mais que essencial para o crescimento do negócio. Portanto, não pense 2 vezes antes de "demitir"clientes errados, lembre do crescimento que você terá fazendo essas escolhas.
Seja breve, direto e impactante.
Tenha um discurso curto e que ao mesmo tempo seja direto e gere impacto no seu cliente. Você precisa despertar curiosidade e ter atenção da clientela. E tudo isso tem que ser feito de forma rápida porque nem sempre o cliente tem tempo pra conversa..
Faça networking
Todos sabem que vender bem é mais que essencial para a empresa, mas isso não é possível de ser feito se não houver networking. Para vender mais não basta abordar mais clientes, é importante criar um relacionamento com eles. É importante propor networking para eles que também trabalham com vendas e sabem que o vender bem é mais que essencial quando há trocas.
Faça a diferença na sua empresa.
Vender bem não é só gerar lucro, vender bem é conquistar o cliente com autenticidade, conteúdo, agilidade e preço adequado. É um pacote de coisas. Então, seja diferente no mercado porque o básico todo mundo sabe fazer. Entenda que a sua reputação precisa chegar nos seus clientes antes que a concorrência apareça.
Se atualize constantemente
As vendas nunca vão acontecer por acaso. É preciso estudar, se atualizar nas mudanças do mercado e da empresa, se atentar aos gostos dos consumidores e aperfeiçoar o conhecimento com frequência . Lembre que o vender bem é essencial para uma empresa porque existe diferença numa venda comercial para uma boa venda. Vender bem vai além de saber as técnicas e conseguir o lucro, vender bem está ligado a um vendedor melhor, que busca evolução em conhecimento e enxerga as melhores oportunidades de vendas. Quer saber ainda mais sobre o assunto? Faça o curso do Sebrae Trilhas do conhecimento - Gestão em vendas e entenda porque vender bem é mais que essencial para o sucesso do seu negócio.
Saber se comunicar de forma assertiva é uma habilidade a ser lapidada. E ao mesmo tempo, para muitos empreendedores falar em público é como ter que combater um bicho de sete cabeças. Não é a toa que fazer apresentações para uma plateia é considerada uma das experiências humanas que mais gera ansiedade nas pessoas. Porém, no mundo dos negócios é importante que a comunicação seja efetiva para não surgir chances de perder as oportunidades de negócios. E uma boa tática para o empresário não passar mais aperto com isso é que ele crie apresentações de alto impacto para as reuniões da empresa e demais eventos que necessite de um discurso. Para que você Crie apresentações de alto impacto é preciso primeiramente que você domine o assunto. Conhecer os fundamentos da apresentação já gera uma maior segurança para falar e consequentemente uma tranquilidade. A intenção é que você Crie apresentações de alto impacto com a mensagem, a audiência e o meio. A mensagem é o conteúdo que você vai passar para quem está te ouvindo; a audiência está ligada ao perfil do público alvo, então é preciso se colocar no lugar do público para facilitar a elaboração de ideias, frases e abordagens do seu discurso; o meio é o ambiente onde você estará com a audiência. Todos eles alinhados mostram muitas possibilidades para que você crie apresentações de alto impacto. Organizar e planejar o conteúdo da apresentação é mais que necessário para que você crie apresentações de alto impacto. E nessa organização é importante que você se questione sobre quem será o público? o que querem ouvir? o que devo falar? e onde há no meu discurso o desvio do foco? Tendo uma roteiro bem detalhado, respondendo essas perguntas, e oferecendo exemplos que prendam a atenção de quem está te ouvindo é muito possível que você atinja esse público positivamente. Para sua apresentação ser mais dinâmica e tecnológica, é importante que você exponha conteúdos audiovisuais para atrair o público. Vivemos em um mundo totalmente interativo com a internet, e oferecer isso na sua apresentação passa uma sensação de conforto para quem está te assistindo. Seu discurso também deve acompanhar o ritmo da sua apresentação tecnológica, então trabalhe um tom de voz agradável e siga com a sua apresentação no mesmo ritmo dos conteúdos. A voz e a imagem de quem está discursando tem que ser agradável, portanto invista em estilo, vestimenta e linguagem corporal para gerar um fator de impactos. Para se manter confiante durante o seu discurso, é importante que você Crie apresentações de alto impacto com base no autoconhecimento e autocontrole. O emocional é tudo para manter a neutralidade em uma apresentação. Uma dica é se gravar pelo celular e ver como você se saiu. É uma forma de treinamento que vai te passar mais confiança e otimismo nas suas funções. Na sua apresentação, é importante que olhe nos olhos das pessoas, mas não fique olhando fixo por mais de 5 segundos. É importante ser dinâmico e animado porque o público necessita de energia e tende a refletir tudo isso. Tenha timing, controle o tempo e cuide para a sua apresentação não ficar desgastante. O gatilho positivo é o público estar conectado a você e estar em sintonia. E para finalizar, saiba que os pequenos detalhes fazem toda a diferença para que você crie uma apresentação de alto impacto. Atente aos olhares e reações do público, busque novos conteúdos audiovisuais para atrair a atenção das pessoas e principalmente use emoção e mostre paixão pelo o que você está falando. Isso gera impacto e automaticamente identificação com o público.
Crie apresentações de alto impacto e se torne um orador brilhante
Um grande desafio para muitos iniciantes e até mesmo profissionais da área de comunicação é falar em público. Isso soa até meio estranho, mas algumas pessoas vivem por muitos anos com esse medo e até dispensam oportunidades pela insegurança e despreparo. Chegou a hora disso mudar! Não perca oportunidades pelo receio ou pavor de falar para muitas pessoas. Crie apresentações de alto impacto e leve ao seu público informação de uma forma estimulante. O segredo está em se preparar, estudar muito bem sobre o assunto e montar uma apresentação dinâmica e interessante para quem vai assistir. Crie apresentações de alto impacto com base nas dicas deste texto, tenho certeza que você vai se tornar um comunicador seguro e preparado.
Conheça o seu público e a mensagem que deve utilizar
Antes de tudo, saiba qual o perfil de quem vai lhe ver. É muito importante definir a linguagem que irá utilizar, a forma de abordagem e como vai estruturar suas ideias. Crie apresentações de alto impacto começando pela forma que vai organizar o conteúdo do seminário. Ele precisa seguir um padrão que atraia as pessoas, e que elas se interessem pelo o que você está falando. O mais indicado é você saber também o local que irá se apresentar, para assim já estar familiarizado e não ser pego de surpresa pelo nervosismo.
Nunca deixe para a última hora
Sabemos como é fundamental uma organização antecipada em relação a tudo na vida né? Aqui não é diferente! Planeje cuidadosamente a sua apresentação! Elabore o conteúdo e a cronologia da sua abordagem... lembrando que tem que ter uma sequência bem estruturada, o ideal é fazer primeiro um roteiro e após, seguir esse planejamento de forma objetiva e dinâmica. Use referências confiáveis e autores com propriedade no assunto escolhido. Crie apresentações de alto impacto pensando também na duração do seu seminário, para o seu tema encaixar perfeitamente no tempo acordado.
Acrescente ferramentas interessantes
O ideal é você ilustrar o seu conteúdo com imagens, vídeos, gráficos... aí o limite é a sua criatividade! Utilize exemplos nos temas de abordagem e seja prático na sua apresentação, afinal, você tem que atrair a atenção e o interesse do seu público, use métodos para isso! Crie apresentações de alto impacto utilizando slides dinâmicos, com um layout agradável e de fácil compreensão. O ideal é você colocar tópicos para melhor articulação de fala, mas lembre-se: jamais fique lendo! Fica chato e ninguém gosta de ver alguém lendo um texto gigante sem explicar, esteja empolgado!
Ensaie em casa
Outra dica primordial é você se preparar muito bem antes. Ensaie em casa, peça para algum amigo te assistir e estude para o seu seminário. Praticar a sua oratória antes da apresentação é fundamental, assim você não vai gaguejar na hora e estará com o conteúdo fresco em sua mente. Respire fundo e esteja pronto para arrasar! Você vai ser o centro das atenções, então tente manter a calma e pratique o autocontrole.
Técnicas de alto impacto
Pense numa vestimenta adequada para a sua apresentação, com base no público que vai estar presente. Não esteja com roupa amassada, cabelo desarrumado nem nada do tipo. Sua aparência deve estar agradável, seja confiante e passe esse entusiasmo a todos. Esteja com a postura correta e use uma linguagem corporal que transmita segurança! Crie apresentações de alto impacto demonstrando determinação, vontade e alegria! Esse momento é seu. Durante o seu seminário olhe nos olhos das pessoas e tente ser o mais natural possível. Busque avaliar a reação deles e se estão lhe entendendo. Seja acessível e sugira que está aberto a perguntas ou dúvidas, isso faz com que os participantes se sintam à vontade para lhe interromper, se for preciso. Crie apresentações de alto impacto sabendo que o segredo é praticar! Siga as nossas dicas e obterá sucesso cada vez mais em seu desempenho.
Sou MEI, e agora? Saiba as principais dúvidas encontradas na internet sobre o título MEI
Após ser feito o registro de microempreendedor individual, muitos profissionais que tem esse título ficam na dúvida sobre quais são os direitos e deveres dessa categoria. No google, por exemplo, o termo "sou MEI" é muito procurado principalmente para tirar certas dúvidas que são bem importantes para a trajetória desses microempreendedores. Você sabe quais são as obrigações e os benefícios desses empresários?! Vamos então às principais dúvidas que estão na internet: Sou MEI: pago INSS? Todo o mês o MEI deve fazer a contribuição para o INSS por meio do DAS, que é a sigla para a declaração de Arrecadação do Simples Nacional, que nada mais é do que a guia mensal que recolhe os impostos que o MEI é obrigado a pagar. Esse pagamento dá acesso aos benefícios previdenciários do MEI que são bem importante quando chega a idade da aposentadoria. Então, pague o DAS para estar com os impostos em dia e não ter dor de cabeça no futuro. Sou MEI: como declaro o imposto de renda (IR)? Para declarar o Imposto de Renda (IR), o primeiro passo é separar contas de pessoas física e de pessoa jurídica, até porque existe a declaração anual da microempresa individual e a declaração do MEI. Então, se organize para fazer duas declarações porque essa é a obrigação que você tem como MEI. Sou MEI: tenho direito ao Programa de Integração Social (PIS)? O MEI não possui direito ao abono salarial do PIS. Porém, se esse profissional tem o MEI para ter uma renda extra e tem carteira assinada em uma outra empresa, ele pode sim se enquadrar nas regras da Caixa Econômica Federal que permite receber o abono salarial. Então, avalie se seu perfil se adequa a esse direito pois normalmente o profissional CLT que também tem MEI tem uma renda mensal que extrapola o valor limite de direito ao PIS. Sou MEI: preciso emitir nota fiscal? Se o empreendedor vende ou presta serviço para outra empresa ou até para o governo, ele precisa sim emitir nota pelo trabalho feito. O processo de emissão de nota varia de acordo com a atividade do MEI e também muda conforme as regras do município. Portanto, é importante que você o pesquise no Portal do Empreendedor, para entender bem certinho como funciona a emissão da nota fiscal na sua região. Sou MEI: posso contratar um funcionário? Um MEI pode contratar no máximo um funcionário que receba um salário mínimo ou o piso salarial da função. Mas contratar um profissional que seja MEI já não é possível, até porque a relação tem que ser de empreendedor para CLT. O que pode existir é uma uma relação de pessoa jurídica com outro MEI, como uma empresa que presta serviços ou vende produtos para outra empresa. A única exceção é para profissionais da beleza que por lei podem usar o CNPJ MEI na relação de trabalho. Sou MEI: posso ter licença maternidade? Sim! O MEI tem direito a licença maternidade, mas esse benefício só é concedido por motivo de parto, adoção, guarda judicial ou aborto não criminoso, e para conseguir o benefício é necessário ter no mínimo 10 meses de contribuição como MEI. A duração da licença maternidade é de 120 dias, sendo que a mãe vai receber o valor de um salário mínimo por cada mês. Se você tinha as mesmas dúvidas que os profissionais que procuraram o termo "Sou MEI"no google, espero que elas tenham sido respondidas nesse texto. Para mais informações, acesse o Portal do Empreendedor. Sucesso na sua carreira!
Se você sempre pensa “Quero ser MEI”, vem descobrir como realizar este sonho.
Você sabia que o número de brasileiros registrados como microempreendedores individuais já ultrapassa a marca dos 10 milhões? As Informações do Portal do Empreendedor dão conta de que entre março e junho de 2020, 327 mil pessoas registraram seus serviços nesse modelo de negócio. Mas você já parou para pensar por quê tanta gente pensa “quero ser MEI”? E não para por aí não. Segundo o Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), atualmente, 23% dos empresários brasileiros se enquadram na categoria de microempreendedores com menos de 3 anos de mercado. O número – que já é recorde – tende a aumentar ainda mais esse ano, segundo economistas, podendo chegar a marca dos 25%. Se você chegou até aqui, provavelmente é porque você também anda pensando: “quero ser MEI”, certo? Sendo o caso, saiba que o registro da sua empresa nesse modelo de negócio pode trazer inúmeras vantagens para você. Para te ajudar a entender melhor sobre o passo a passo para virar MEI, as Trilhas do Conhecimento Sebrae contam com o material necessário para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a chegar lá. Já quer algumas dicas? Então vamos lá
Quero ser MEI. Posso?
Para ser MEI é preciso que você cumpra alguns pré requisitos como:
Tenha mais de 18 anos;
Tenha previsão de faturamento anual de no máximo R$ 81 mil;
Não tenha e nem é sócio de nenhuma outra empresa;
Não seja pensionista ou servidor público federal em atividade;
Sendo estrangeiro, que tenha visto permanente no Brasil
Como ser MEI. Como formalizar meu negócio?
O primeiro passo, além de simplesmente querer ser MEI, é verificar se a sua atividade se enquadra numa das 500 listadas pelo Governo Federal. Essas informações estão disponíveis no Portal do Empreendedor, site por meio do qual o processo de registro também é realizado. Depois disso, o microempreendedor deve verificar, junto à prefeitura do seu município, se o negócio que pretender abrir pode funcionar no endereço escolhido para a atividade. Essa etapa se chama “consulta prévia de local” e, sem ela, a abertura da MEI não acontece! O próximo passo é preencher um cadastro com seus dados como RG, CPF, Título de Eleitor, CEP residencial, da empresa e suas últimas duas declarações do Imposto de Renda. Feito o cadastro, o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI é emitido.
Como ser MEI. Posso ter empregados?
O MEI pode contratar apenas um funcionário, cuja remuneração mensal não ultrapasse um salário mínimo ou piso salarial da categoria. Além disso, a contratação desse empregado precisa ser comunicada ao Ministério do Trabalho.
Como ser MEI. Mas quais são as vantagens?
A principal vantagem de formalizar seu negócio como MEI é o acesso à operações que apenas uma empresa tem, como emissão de nota fiscal, por exemplo, que permite ao empreendedor vender produtos e serviços a outras empresas. Outra vantagem é que o empreendedor formalizado para recebe cobertura de benefícios como INSS, que prevê auxílio-doença, auxílio-maternidade, e também previdenciário. Quer saber mais? Inscreva-se na Trilha “Como ser MEI” e conheça mais sobre as vantagens de registrar-se como microempreendedor individual!
Confira tudo sobre o MEI para formalizar seu negócio com mais segurança
O microempreendedor individual, mais conhecido como MEI, é um profissional autônomo que possui CNPJ e por isso tem obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Além disso, esse empreendedor também está apto a abrir uma conta bancária, pode negociar empréstimos e tem a obrigação de emitir notas fiscais de todos os serviços prestados. Um pequeno resumo do que é o MEI você já sabe, mas para entender tudo sobre o MEI é preciso entender o contexto do registro do microempreendedor individual. A nomeação do MEI teve o intuito de regularizar empreendedores que estavam de alguma forma na informalidade. Só pode ter título de MEI o profissional que fatura até R$81 mil por ano ou até R$6.750 por mês. Além disso, esse empreendedor não pode ser sócio ou titular de outra empresa, e só pode ter apenas um funcionário que ganhe o piso salarial da categoria ou o salário mínimo. Para entender tudo sobre o MEI e os impostos, é importante que o profissional saiba que o microempreendedor individual, para estar dentro da lei, precisa pagar todo o mês o Simples Nacional. Se o profissional tem um estabelecimento comercial ou até mesmo uma indústria, ele paga até R$52,95 por mês, se presta serviços ele paga R$56,95 e se tem tanto uma indústria e é também um prestador de serviços, paga R$57,95 por mês. Essa é a única obrigação do MEI para estar de acordo com a receita federal e os demais órgão públicos. Para entender tudo sobre o MEI e seus benefícios é importante saber que o salário tem que estar em dia, e para alguns casos é necessário ter no mínimo 15 anos de atuação. No caso do auxílio maternidade, a mãe tem que ter no mínimo 10 meses como MEI para receber o direito, que no caso é o salário por 3 meses depositado pelo INSS. O benefício é concedido a mães que farão parto, que sofreram aborto, que são mães adotivas e também as que têm guarda judicial. Outro benefício que o microempreendedor tem direito é o afastamento remunerado por problemas de saúde. Para esse caso o profissional precisa ter pelo menos 1 ano de contribuição e precisa passar por uma perícia do inss que vai validar por qual período o profissional vai precisar de afastamento das funções. O benefício pode já ser dado ao empreendedor doente no primeiro dia que é considerado incapaz. Em relação ao que é necessário saber a respeito de tudo sobre o MEI e a aposentadoria, o primeiro ponto é que é dado um salário mínimo de benefício, sendo que o profissional precisa ter no mínimos 15 anos de colaboração como MEI. Se for aposentar por idade, para mulheres é preciso ter pelo menos 60 anos e para os homens 65 anos. O segurado especial como agricultor, pescador, indígena entre outros da categoria tem a idade mínima para aposentar reduzida em 5 anos. Ou seja, mulheres aposentam com 55 anos e homens 60 anos. Além disso, a aposentadoria por idade também tem como benefício o 13º salário com carência mínima de 180 meses. Para a aposentadoria por invalidez, o mínimo necessário é 1 ano de contribuição do profissional com o título de MEI. Normalmente, essa aposentadoria acontece por motivo de doença ou acidente, e também o empreendedor passa por perícia médica no INSS para ser considerado como incapaz para atividades. A previdência social pode ser um auxílio para o próprio empreendedor ou para familiares. tudo sobre o MEI e o auxílio reclusão ou pensão por morte incluem no mínimo 18 meses de contribuição com o título de MEI e também estar casado por pelo menos 2 anos para ser concedido o benefício variável por idade. Se a prisão ou a morte acontecer antes desse tempo de atuação, o benefício só será pago por 4 meses. Espero que você tenha entendido tudo sobre o MEI para poder formalizar o seu negócio. Com todas essas informações é muito mais fácil de dar um passo a mais na carreira e por fim ter o título de MEI com segurança. Sucesso na sua caminhada como empreendedor!
Saiba tudo sobre MEI para profissionalizar seu negócio
Para se entender tudo sobre MEI, é preciso saber o que siginifica a sigla no mundo dos negócios. O microempreendedor individual (MEI) é um profissional autônomo que passa a ter CNPJ e consequentemente tem obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. O MEI também tem facilidades para abrir uma conta bancária, consegue pedir empréstimos e deve emitir notas fiscais de todos os seus serviços. O título MEI foi criado com o intuito de regularizar profissionais na informalidade. E quem fizer o registro de microempreendedor individual tem que ter a atuação profissional na lista oficial da categoria, só pode faturar até R$81 mil por ano ou R$6.750 por mês, não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular e só pode ter um funcionário ganhando o piso salarial da categoria ou o salário mínimo. Basicamente é essa a essência de tudo sobre MEI que você precisa saber. Tudo sobre MEI e impostos Para entender tudo sobre MEI e fazer o registro com segurança e tranquilidade, é preciso também estar atento aos impostos. O microempreendedor individual só precisa pagar uma taxa mensal que é o Simples Nacional. E se o empreendedor tem um comércio ou uma indústria, ele paga até R$52,95, se é um prestador de serviço paga R$56,95 e se tem um comércio e é prestador de serviços também, paga R$57,95 por mês. Tudo sobre MEI e seus benefícios O MEI que está com salário em dia e tem pelo menos 10 meses de atuação na categoria tem direito a auxílio maternidade, que corresponde ao salário depositado pelo INSS no período de 120 dias. O benefício é concedido a mães que farão parto, que sofreram aborto, que são mães adotivas e também as que têm guarda judicial. O empreendedor tem direito a afastamento remunerado por problemas de saúde se tiver pelo menos 1 ano de contribuição. O benefício pode ser concedido no primeiro dia que o profissional é considerado incapaz de acordo com a perícia do INSS. Para entender sobre tudo sobre MEI e direito a aposentadoria , saiba que o benefício é de um salário mínimo, sendo que é preciso ter pelo menos 15 anos de colaboração como MEI. Por idade a aposentadoria acontece a partir de 60 anos,para mulheres, e 65 anos para homens. O segurado especial (agricultor, pescador, indígena etc) tem a idade mínima reduzida em 5 anos. Essa aposentadoria por idade dá direito ao 13º salário e carência mínima de 180 meses, ou seja, 15 anos. Na aposentadoria por invalidez, é necessário o mínimo de 1 ano de contribuição como MEI.É concedido por motivo de doença ou acidente que terá que ser averiguado pela perícia médica da previdência. O empreendedor também tem direito a cobertura da previdência social para si próprio e para a família. Sobre o auxílio reclusão ou pensão por morte, o MEI precisa ter no mínimo 18 meses de contribuição e estar casado por 2 anos para ser concedido o benefício variável por idade. Se ocorrer a prisão ou a morte antes desse período de trabalho, o benefício só é pago por 4 meses. O MEI também está isento de tributos federais e no banco consegue ter créditos com juros mais baratos. Além disso, consegue ter um apoio do Sebrae que sabe tudo sobre MEI e consegue ensinar mais sobre negociações de mercado.
Empatia
Muito se fala sobre a palavra empatia. Mas você sabe o que é empatia e como essa palavra pode impactar no seu negócio? A palavra empatia, vem de empatheia, que significa paixão, emoção. E a empatia está justamente ligada à nossa forma de reagir e atuar em relação às emoções e problemas das outras pessoas. Para um bom relacionamento não apenas pessoal, mas também profissional, com seus colaboradores, sócios, fornecedores e clientes, é fundamental entender como eles se sentem, como pensam, do que gostam, quais são suas dores e anseios para colocar em prática a empatia. Como empresário e líder, é fundamental você esteja em sintonia, tenha empatia com seus clientes e colaboradores. Para aprimorar a sua empatia, elaboramos uma aula com esse tema na Trilha do Conhecimento Soft Skills para Empreendedores. Bora se inscrever? https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/softskills Mas será que é possível desenvolver a empatia? Seguem 5 dicas fundamentais para praticar a empatia:
Conheça melhor com quem você está lidando. Quais são os interesses dessa pessoa, do que ela gosta, quais são seus hobbies? Essa é uma forma de praticar a empatia.
Muitas vezes, quando estamos conversando com alguém, estamos pensando em outras coisas e mal prestamos atenção. Para se ter empatia, é preciso treinar a escuta ativa e estar presente em uma conversa.
Para se ter empatia é preciso evitar julgamentos. Se alguém está com algum problema ou tem uma opinião diferente da sua, é preciso respeitar e tentar entender outros pontos de vista.
E por fim, aqui vai a dica final para aprimorar a sua empatia: tente se imaginar no lugar do outro e tentar entender como as outras pessoas se sentem.
Espero que você tenha gostado desse conteúdo e desenvolva sua empática cada vez mais!
Propósito nos negócios
Uma empresa é um ideal de vida, um sonho, um projeto que demanda muita atenção e empenho do empreendedor. É preciso se dedicar de corpo, alma e, também de coração, para que esse empreendimento dê certo. Dessa forma, o seu negócio precisa estar alinhado com os seus valores, propósito e princípios. Você já imaginou, por exemplo, uma pessoa que é vegetariana, ser dona de uma churrascaria? Mesmo que seja uma oportunidade, e que traga retorno financeiro ao empresário, a longo prazo não vai funcionar. Não é só o dinheiro que conta. A realização pessoal, o seu propósito e a satisfação também são fundamentais para quem quer abrir ou ainda melhorar o seu negócio. Confira a seguir algumas dicas essenciais para você identificar oportunidades e ter um negócio alinhado com os seus propósitos:
Quem é você e quais são seus valores? Reflita sobre o que é importante para você e sobre aquilo em que você acredita, sobre o seu propósito. É importante que você se conheça para se identificar com as oportunidades de mercado alinhadas com os seus ideais.
Quais são as oportunidades? Também é importante que você identifique as tendências de mercado e as oportunidades de negócio relacionadas com os seus valores e propósito. Pesquise e acompanhe o que está acontecendo no mundo ao seu redor.
Faça a combinação. Agora é a hora do match! Combine ou adapte as oportunidades de negócio para os seus valores, princípios, propósito e estilo de vida.
Gostou dessas dicas? Tem os muito mais conteúdo para desenvolver o seu propósito nos negócios e suas soft skills no curso Soft Skills para Empreendedores! Inscreva-se: https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/softskills
Auto conhecimento
Para liderar a sua empresa e os seus funcionários, você precisa antes de mais nada, tomar as rédeas da sua vida e liderar a si mesmo. E para que isso aconteça, é preciso desenvolver o seu autoconhecimento. Cada um tem a sua história, seus valores e a sua vida. Para desenvolver o autoconhecimento, é preciso antes de mais nada, se apropriar da sua própria história e conta-la para todos, por meio do seu modo de liderar e pelas suas atitudes. Um outro ponto fundamental para desenvolver o seu autoconhecimento, é testar os seus valores sob pressão. Quem você realmente é e como as outras pessoas te enxergam. Pedir feedbacks construtivos para aqueles que estão ao seu redor, também é uma forma de desenvolver o autoconhecimento. Converse com a sua rede de contatos e com aqueles que são de sua extrema confiança. Também é preciso mostrar vulnerabilidade e admitir as suas próprias fragilidades com o objetivo de alcançar o autoconhecimento e também criar sintonia com as outras pessoas. Conheça como alcançar o seu autoconhecimento e desenvolver outras habilidades na Trilha do Conhecimento Soft Skills para Empreendedores do Sebrae: https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/softskills
Liderança
Para fazer uma liderança eficaz e inspiradora na sua empresa, é preciso ser muito mais do que um chefe. É preciso realmente ser um líder, ser alguém capaz de conciliar os interesses da empresa, com os interesses dos liderados. Existem momentos empresariais diferentes e também, perfis de colaboradores diferentes. Para exercer uma liderança eficiente, é preciso conhecer o momento da empresa, bem como o momento da equipe e tentar fazer adequações e seguir pelo melhor caminho de liderança. Para conhecer o perfil de Liderança mais adequado para seu negócio, o Sebrae preparou uma aula especial, dentro da trilha do conhecimento Soft Skills para Empreendedores do Sebrae. O curso é gratuito, é só se inscrever: https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/softskills Nesse curso, você saberá também como desenvolver a liderança ideal para cada tipo de funcionário, além de saber como melhorar a performance da equipe como um todo, por meio do desenvolvimento das habilidades de Liderança. E para isso, criamos e disponibilizamos gratuitamente o curso Flow Liderança, formado por vídeos curtos com dicas e aulas do psicólogo Paulo Viera. É só se inscrever: https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/flow-lideranca Como você pode ver, uma boa liderança é fundamental para uma boa condução e sucesso de uma empresa. Aproveite os nossos cursos de Liderança e melhore a performance do seu negócio e a sua liderança.
Como melhorar a produtividade
Muitas vezes nos deparamos com dezenas de coisas para fazer e nos perguntamos por que o tempo passa tão rápido, e ao final do dia ficamos com a sensação de que fomos improdutivos. Essa sensação é mais comum do que parece e o que está acontecendo é que você precisa saber como melhorar a sua proatividade. Primeiro, é importante definirmos o que é produtividade: sinônimo de maximização do tempo, redução de custos, aumento da produção. Conheça algumas dicas para melhorar a sua proatividade: Dica 1: Crie o hábito de fazer agenda! Dica 2: para melhorar a sua produtividade, acorde cedo. Dica 3: foque na atividade a ser executada. Dica 4: faça intervalos durante seu expediente para melhorar a sua produtividade. Dica 5: faça agendas específicas para entrar nas mídias sociais e demais apps de interação. Dica 6: para melhorar a sua produtividade, crie uma rotina. Dica 7: não postergar ou procrastinar Dica 8: para melhorar a sua produtividade é preciso delegar Dica 9: durma bem Dica 10: tire um tempo para você Bem, você pode ter olhado esses 10 pontos para melhorar a sua produtividade e pensar: “não consigo realizar todos”. A dica para melhorar a sua produtividade é ir implementando aos poucos, conforme os resultados forem vindos, você acabará se interessando mais pelo tema e se esforçará realizar outros pontos, e os que já realiza vai querer fazer mais e melhor. Garanto que sua rotina focada e produtiva trará mais frutos para sua vida de empreendedor! Para conhecer mais sobre como melhorar a sua produtividade acesse a trilha SoftSkills para empreendedores e inscreva-se: https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/softskills
Comunicação fluida e não violenta
Como discordar sem brigar? Como dar feedbacks, cobrar funcionários, lidar com situações de conflito com uma comunicação sem agressividade, falhas e mais fluida? Aprenda técnicas incríveis na lição comunicação fluida e não violenta. Bem, que equipe nunca passou pela situação de se ver em meio a dois ou mais pontos discordantes? Em momentos como esse é comum observarmos pessoas defenderem suas opiniões de forma mais enfática, não é mesmo? É natural querermos ver nossas demandas atendidas com a maior brevidade possível, mas é importante também saber apresentar essas demandas de maneira respeitosa, para manter uma comunicação fluida e não violenta. Para conseguir adotar uma comunicação fluida e não violenta, a abordagem empática de uma situação de conflito é um dos pilares. A comunicação fluida e não violenta é o resultado de uma série de pesquisas e trabalhos do psicólogo Marshall Rosenberg e é aplicado atualmente em diversas áreas. Rosenberg acreditava que a forma como nos expressamos é determinante para a solução de desavenças. Portanto, é preciso ter em mente que o nosso tom e a escolha de palavras que usamos é de extrema importância em momentos nos quais precisamos conversar com um colega de trabalho ou funcionário. A prática da comunicação fluida e não violenta faz com que nosso interlocutor entenda que estamos procurando uma solução que permita uma convivência pacífica e de equilíbrio. Sabemos que não é fácil conter o impulso de querer se fazer ouvir, porém a comunicação fluida e não violenta é como um músculo que precisa ser exercitado diariamente. A prática faz a perfeição, não é mesmo? Para saber mais sobre a comunicação fluida e não violentam, inscreva-se na trilha do Conhecimento Soft Skills para empreendedores: https://trilhas-apps.pr.sebrae.com.br/trilha/softskills
SoftSkills para empreendedores
O mundo pede habilidades novas e essenciais para empreendedores e empresários em todo o mundo. E essas novas habilidades são chamadas de softskills para empreendedores. Diferentemente das habilidades técnicas, chamadas de hard skills, como conhecimentos teóricos em administração, finanças, gestão, marketing entre outros, as softskills para empreendedores representam um tipo de habilidade mais comportamental, que é muito exigida atualmente tanto para o bem estar emocional do empreendedor quanto para o sucesso de uma empresa como um todo. Para desenvolver as suas softskills para empreendedores, o Sebrae elaborou um curso especial, chamado Trilha do Conhecimento Soft Skills para empreendedores. Formado por vídeos curtos e materiais complementares, o curso softskills para empreendedores, aborda os seguintes conteúdos:
Propósito nos negócios
Liderança
Autoconhecimento
Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho
Nesse curso, vamos falar de algumas dicas práticas tanto para quem está em busca de abrir o próprio negócio quanto para quem já empreende e deseja encontrar maneiras de melhorar a gestão da sua empresa. Com essa jornada, queremos acolher todos os perfis de empresário, não importa como cada um escolheu esse caminho. Sabemos que existem os empresários por necessidade, que criam o próprio negócio após perder o emprego. Existem aqueles que encontraram no empreendedorismo uma oportunidade de renda extra. Já para muita gente, por outro lado, o caminho do empreendedorismo começou pela possibilidade de ter autonomia no trabalho e ser o próprio chefe. Independente da sua motivação, o sucesso nessa jornada depende muito mais do que a simples vontade de empreender. De acordo com um levantamento do IBGE, 60% das empresas abertas no Brasil acabam fechando depois de cinco anos. Entre os motivos apontados, há desde a falta de planejamento como o desconhecimento da área do empreendimento. Pensando nisso, a nossa jornada digital busca apresentar de um modo geral o que você precisa saber para alcançar os seus objetivos ao abrir o seu empreendimento. Para começar, vamos abordar as características essenciais para ser um empreendedor e gerar o autoemprego. A partir dessas qualidades, você poderá identificar com quais tem mais afinidade e quais você pode desenvolver. Em seguida, a conversa vai ser sobre autovalorização e como superar os obstáculos e dificuldades. Neste módulo, vamos apresentar dez dicas essenciais para ajudar você a identificar os seus pontos positivos e entender como aproveitá-los ao máximo. O próximo passo é saber por onde começar a criar uma oportunidade de negócio. Afinal, a escolha da área que você pretende explorar é a base de todo o seu empreendimento. Assim, vamos conversar sobre técnicas e métodos para identificar e testar as melhores oportunidades para você. Outro ponto muito importante é a formalização do negócio autônomo para o microempreendedor individual. Abrir o próprio MEI oferece ótimos benefícios para ajudar quem está dando os primeiros passos no mundo do empreendedorismo. Se você tem alguma dúvida a esse respeito, essa é a hora de entender esse processo. Também vamos falar como criar um produto ou serviço para venda. Nesse ponto, você já vai ter aprendido a encontrar oportunidades de negócio, então é importante saber também como colocar os seus planos em ação da melhor maneira. Para responder a pergunta “onde eu quero chegar com o meu negócio?” vamos falar de autodisciplina e planejamento. Entender os seus objetivos é um dos passos mais importantes na caminhada do empreendedor e você pode contar com a gente para isso. Por fim, nossa última conversa vai ter como base a questão “o que é sucesso e como alcançá-lo?” Mesmo sendo um conceito subjetivo, há algumas características que todo empreendedor pode buscar na sua carreira. Não há fórmula mágica, mas isso não significa que é algo impossível. Esses são todos os passos que você vai encontrar na nossa Jornada do Empreendedorismo Autônomo, a iniciativa digital desenvolvida pelo Sebrae para continuar a ajudar aqueles que já são empresários e aqueles que desejam entrar no caminho do empreendedorismo. Vamos lá?
Participe da Jornada do Empreendedorismo Autônomo, uma iniciativa digital criada pelo Sebrae para tirar as suas dúvidas e oferecer aquele empurrãozinho que faltava para as suas ideias saírem do papel e o seu negócio decolar.